Uma homenagem a um dos gêneros poéticos mais antigos da humanidade, a trova, e a um dos primeiros grupos de escritores da civilização, os Trovadores. Além da trova e dos trovadores, o grupo Diário da Poesia, coordenado pelo professor e poeta Renato Cardoso, contará a história a UBT (União Brasileira dos Trovadores), falando da sede Nacional e da seção São Gonçalo.
A União Brasileira de Trovadores é uma entidade brasileira dedicada ao cultivo e à divulgação da trova, fundada em 1966 pelo poeta Luiz Otávio no Rio de Janeiro. A UBT é dividida em seções e delegacias municipais, conforme o número de membros no município e em seções estaduais, conforme o número de cidades representadas no estado. Com a instituição dos Jogos Florais no ano de 1960, o movimento dos trovadores (então sob a égide do GBT, Grêmio Brasileiro de Trovadores) teve um grande impulso, embora ainda incipiente. Com a fundação e o estatuto definitivo em 1966, a entidade passa a multiplicar-se pelo país inteiro. Atualmente é presidido pela trovadora Domitilla Beltrame.
Um evento que marca a parceria entre o Diário da Poesia e a UBT -SG. A União Brasileira de Trovadores, seção São Gonçalo, começou a delinear-se em meados de 2009, quando o trovador Gilvan Carneiro da Silva, então delegado da entidade no município, começou a reunir um grupo de trovadores e simpatizante da Trova para encontros preliminares. Desde 2011 a UBT – Seção São Gonçalo reúne-se mensalmente sempre às primeiras sextas-feiras do mês, no “Abrigo do Cristo Redentor”, onde, além de suas reuniões ordinárias, realiza eventos sociais e culturais abertos a todos os simpatizantes da Trova.
Segundo Gilvan Carneiro da Silva, atual presidente da UBT-SG: "Por ter como objetivo o cultivo da trova e promover a fraternidade entre os trovadores, a UBT São Gonçalo, à semelhança de tantas outras seções, é formada hoje por poetas e artistas te tantas outras entidades numa parceria pacífica e fraterna".
Uma noite de muita arte, poesia, música, e, é claro, muita trova. O Diário da Poesia se apresenta nesta sexta, dia 11, às 19h00 no ICBEU - Rua Dr. Francisco Portela 2772 - Zé Garoto - SG. Maiores informações: 994736353
Participações confirmadas - Poesia: José Francisco Rodrigues, Marcelo Motta, Nereis Ribeiro, Carlos Galeno, Kleber Marques, Eduardo Henrique, Ivone Rosa, Carlos Alberto Oliveira, Walter Turbano, Vitor Adolfo e Maria Clara Machado.
Trovas: Gilvan Carneiro da Silva, Fátima Daniel, Carlos Alberto Carvalho, Mariângela Tavares, Marialice Velloso, Reinaldo Salvino e José Jerônimo Sobrinho.
Monólogo: Elcino Dello Carmo.
Música: Vitor Adolfo, Onofre Esteves, Renato Jordão, Fellipe Gambarine e Jandivison Guilerme.
Lançamento do livro: "Identidades Roubadas" da escritora Margareth Sales.
Apresentação do evento: Renato Cardoso
O evento é de entrada gratuita e com certeza imperdível.
------------------------------------------------------------------------
Serviço:
Dia: 11.08
Horário: às 19h00
Local: ICBEU - Rua Dr. Francisco Portela 2772 - Zé Garoto - SG.
Maiores informações: 994736353