Com 30 anos de carreira e musicais premiados no currículo, Gustavo Gasparani, o melhor ator do 25º prêmio Shell com “As mimosas da Praça Tiradentes”, que reúne relatos sobre a famosa praça do Rio de Janeiro. O musical dramático conta a centenária história do lugar que teve grande papel no cenário cultural carioca.
Na peça teatral um grupo de transformistas ensaia um show para arrecadar fundos para o Cabaré das Mimosas, ameaçado de fechar. Ao longo dos ensaios são reveladas as histórias das personagens e suas relações pessoais. Cada uma delas representa um período da Praça Tiradentes – são negros, ciganos, vedetes, dançarinas de gafieira, a corte portuguesa e os estrangeiros.
Alternando números musicais com cenas dramáticas, o espetáculo cria uma sequência de acontecimentos e fatos que mostra a razão por qual a Praça Tiradentes foi considerada uma das regiões mais tradicionais do Rio de Janeiro. Quem apresenta o apogeu e a decadência da Praça Tiradentes são as personagens drags Lola, a imperatriz, Samantha Overbook, Miguelito Cigano, Divina Rúbia, Catula de Montecarlo e Vanilla Cherry (personagem de Gasparani).
Vale destacar que Gustavo Gasparani está com a peça "Édipo Rei" em São Paulo e que o mesmo fez a ressalva que para continuar em cartaz com “As Mimosas da Praça Tirandentes” é preciso patrocínio e um teatro grande para suportar a estrutura do espetáculo, que conta com 140 figurinos e um elenco grande.
Texto adaptado