Por Fernando Pratti
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
A peça “À Beira do Abismo me Cresceram Asas”, com dramaturgia, direção e interpretação de Maitê Proença, reestreia nesta sexta-feira (30), no Teatro Itália, no Centro de São Paulo, onde seguirá sua temporada até o dia 10 de novembro. O espetáculo já passou pelo Rio de Janeiro, São Luís (MA), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e esteve em cartaz no Teatro Faap por dois meses e meio.
O texto poético, repleto de emoção e bom humor, leva o público das gargalhadas ao choro com o diálogo entre Terezinha (Maitê Proença) e Valdina (Clarisse Derzié Luz). Sem as máscaras habituais da juventude ou cerimônia, as personagens falam sobre os mais diversos assuntos: sexo, diferenças entre homens e mulheres, abandono, o bom e o ruim.
Embora diferentes na personalidade, Terezinha (86) e Valdina (80) têm em comum a praticidade dos que aprenderam a simplificar a vida, já que não há tempo para complicá-la. Valdina leva o dia a dia com otimismo, sem nostalgias, mas não se engane, ela carrega um grande segredo. Terezinha é de temperamento carrancudo, ainda que bem resolvido.
Maitê Proença criou um espetáculo que faz refletir sobre o tempo, as emoções da vida, a solidariedade e a importância de compartilhar, em um misto de humor e delicadeza. O texto foi baseado em depoimentos reais obtidos por Fernando Duarte e mostra a realidade, muitas vezes difícil, de idosos que criam seus filhos, com dedicação e amor, e acabam esquecidos em asilos.
O Teatro Itália fica na avenida Ipiranga, 344 e as apresentações são às sextas-feiras e sábados, às 21h, e aos domingos, às 18h. Os ingressos custam: sexta-feira (R$ 70) e sábado e domingo (R$ 80). Os bilhetes podem ser adquiridos de terça-feira a domingo, a partir das 15h, na bilheteria, em www.compreingressos.com ou pelo telefone (11) 2122-2474.