"Auto da Barca do Inferno" inicia a Virada no Teatro Commune

Neste sábado, 18, às 18h, o espetáculo "Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente, com direção de Antonio Netto dá a largada para a Virada Cultural em São Paulo, no Teatro Commune. Complexa alegoria dramática, o auto é a primeira parte da chamada Trilogia das DivulgaçãoBarcas (Auto da Barca do Purgatório e o Auto da Barca da Glória).

 

Diz-se "Barca do Inferno" porque quase todos os candidatos às duas barcas em cena – a do Inferno, com o seu Diabo, e a da Glória, com o Anjo – seguem na primeira. De fato, contudo, ela é muito mais o auto do julgamento das almas. Esse auto, classificado pelo próprio autor como um "auto de moralidade", tem como cenário um porto imaginário, onde estão ancoradas duas barcas: uma como destino o paraíso, tem como comandante um anjo; a outra, com destino ao inferno, tem como comandante o diabo, que traz consigo um companheiro. Com relação ao tempo, pode-se dizer que é psicológico, uma vez que todos os personagens estão mortos, perdendo-se assim a noção do tempo.

 

Todas as almas, assim que se desprendem dos corpos, são obrigadas a passar por esse lugar para serem julgadas. Dependendo dos atos cometidos em vida, elas são condenadas à Barca da Glorificação ou à do Inferno. Tanto o anjo quanto o diabo podem acusar as almas, mas somente o anjo tem o poder da absolvição.

 

Com direção Geral de Antonio Netto e direção Artística de Jair Aguiar, o "Auto da Barca do Inferno" tem no elenco: Alexandre Iagobucci, Carol Cardona, Rafael Junqueira, Marcio Marchetti, Mariana Grandini, e outros. O Teatro Commune fica na rua da Consolação, 1.218, Consolação. Mais informações: (11) 3476-0792. Entrada gratuita.

 

 

 

 

Pin It