Edição por Rayne Arouca, JT
O Festival O Boticário na Dança traz pela primeira vez à América do Sul a companhia do bailarino, coreógrafo e músico israelense Hofesh Shechter. O grupo se destaca pelo impactante estilo “rock vigoroso”. Originário do Batsheva Dance Company, Shechter é reconhecido por público e crítica como um dos mais estimulantes coreógrafos contemporâneo. Suas produções são consideradas verdadeiros eventos de música, iluminação e coreografia.
A música chegou à vida de Shechter como uma imposição de seu pai. Mas, ele já tinha um talento nato e gostava de criar as próprias melodias. Depois, veio à dança quando uma professora achou que ele tinha talento e sugeriu que se inscrevesse em uma companhia semiprofissional. Ele se entusiasmou com este universo e, a partir de então, começa o seu trabalho de conciliação das diversas artes.
Durante o Festival O Boticário na Dança, Hofesh Shechter apresentará Political Mother, espetáculo considerado por muitos o melhor espetáculo de dança criado no Reino Unido nos últimos 12 anos, sendo uma visão do quadro geral de Shechter de opressão, sobrevivência, resistência e existência, misturando o rock pesado, com tambores, iluminação cinematográfica, dança, imagens de histeria em massa e obediência, intercaladas com breves momentos de ternura e humanidade.
"Quero dar aos músicos e dançarinos uma noção do que está lá fora, o que é ser parte de um grande show, que faz parte de algo que é a dança e a música e nada mais. O que importa é a conexão entre as pessoas."- Hofesh Shechter
A companhia vem ao Brasil, após realizar um projeto em Derry Londonderry ao nordeste da Irlanda, onde treinou músicos e bailarinos locais, durante sete semanas, com aulas lecionadas por integrantes da companhia, produzindo pequenos espetáculos de dança que foram apresentados fora da cidade.
Em maio, será produzindo o projeto Nomad Land como parte do Festival de Brighton. Os dançarinos da Companhia Hofesh Shechter vão participar junto com representantes