Dezembro é o mês de comemoração do centenário do pernambucano Luiz Gonzaga, o Rei do Baião e o Brasil preparou grandes homenagens ao artista. Com apenas 8 anos de idade, Luiz Gonzaga começou uma carreira que culminaria na difusão da música nordestina pelo país.
No Rio de Janeiro, o Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas realizou uma grande festa no principal ponto de difusão da cultura da região Nordeste do Brasil. Uma missa foi celebrada em homenagem aos cem anos do artista, morto em 1989, além do lançamento do Selo Comemorativo ao Centenário de Luiz Gonzaga/Rei do Baião pela equipe dos Correios.
O coral Usimed/Petrópolis apresentou o espetáculo Luiz Gonzaga do Brasil/100 Anos de Tradições Nordestinas! E o dia seguiu com maratonas de forrozeiros, repentistas, cordelistas, e muitas outras atrações nordestinas.
O teatro homenageia o Rei do Baião com o musical Gonzagão – A lenda, no teatro Sesc Ginástico até o próximo domingo, 16 de dezembro, às quintas, sextas, sábados e domingos, às 19h.
Sob direção do João Falcão, oito atores e uma atriz se revezam para contar a “lenda do rei Luiz”. Com mais de 30 músicas no repertório como “Asa branca” e “Xote das meninas”.
No Recife e em Exu, cidade natal de Gonzaga, houve programação de shows, quadrilhas juninas, aboiadores, bandas de pífano, grupos de xaxado, exibição de filmes, palestras e salva de tiros.