Arte com uma pitada de contestação e de sonhos de mudança

Por Felipe Sil/JT

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Sua obra não poderia ser mais icônica do que o próprio foi durante toda a vida. Dramaturgo, diretor de teatro e de televisão, Oduvaldo Vianna Filho (4 de julho de 1936 a 16 de julho de 1974), também conhecido como Vianninha, escreveu "Chapetuba Futebol Clube", "Rasga Coração" e "Allegro Desbum" - todas peças de grande destaque entre público e crítica -, e entrou na história da arte brasileira por sua criatividade e ousadia para polemizar. O sonho de criar um nome na dramaturgia do País, sem perder o espírito combativo, foi constante em toda sua breve vida e, talvez, tenha sido realizado quando conseguiu criar e dirigir, em 1973, na Rede Globo, o sucesso "A Grande Família". Desde então, a série é lembrada com carinho, como um dos maiores sucessos humorísticos da TV brasileira.
Polêmico e audacioso, Vianninha foi participante ativo do Teatro de Arena, nos anos 50, companhia responsável pela renovação e nacionalização da arte sobre o palco. O objetivo era produzir espetáculos de baixo custo, de autores nacionais, e incentivar o surgimento de diretores brasileiros. Tudo em contraposição às obras até então produzidas pelo TBC (Teatro Brasileiro de Comédia), que se caracterizavam pela alta sofisticação de suas produções e pelo pouco contato com a cultura nacional. Para reforçar sua imagem de contestador, é só lembrar que Oduvaldo Vianna também foi fundador do (CPC) Centro Popular de Cultura da UNE (União Nacional dos Estudantes) e do Grupo Opinião.
Os ideais defendidos nas peças e seu caráter contestador típico da esquerda da época, no entanto, não se confundiam com o inegável talento e poesia que brotavam da sua mente criativa. Vale destacar o que o dramaturgo Nelson Rodrigues, crítico implacável das posições políticas em voga na classe artística da época, disse sobre Vianninha: "Sua estrutura doce exige o diminutivo. Dos nossos artistas, é o menos sombrio, o menos neurótico, o menos ressentido. O nosso teatro está cheio de víboras. Pois o Vianninha é a anti-víbora".
Por falar de militância política, é importante lembrar que ela foi herdada dos pais. Oduvaldo e Deuscélia Vianna já eram ligados ao PCB (Partido Comunista Brasileiro). Quando tinha apenas nove anos, o filho foi flagrado, em plena Avenida Ipiranga, na capital paulista, a distribuir "santinhos" e pedir votos para o pai, então candidato a deputado estadual pelo partido. Nos anos 1950, Vianninha entraria para a União da Juventude Comunista.
"Eu, um simples operário, negro, tive a minha cabeça formada por aqueles intelectuais de esquerda e acabei entrando para o mundo artístico. Vianninha, talvez, era o mais ativo deles todos. Usava a sua arte para transmitir seus ideais e suas opiniões sobre a realidade brasileira, que ele julgava ser o foco mais importante a ser dado pela classe", comenta o amigo Jorge Coutinho, hoje presidente do Sated/RJ (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio). "Além de muito ideólogo, outro traço que gosto de lembrar dele é a sua amizade. Recordo que, após ganhar um prêmio, em Cuba, chegou ao Brasil e gastou todo o dinheiro com os amigos. Acima de tudo, porém, era um visionário".
Um marco na sua vida de polemista de esquerda foi o show "Opinião", que estreou em fins de 1964, no Rio de Janeiro. A obra, escrita em parceria com Paulo Pontes e Armando Costa, tornou-se um marco da resistência cultural à ditadura militar e foi responsável pelo lançamento de Maria Bethânia, chamada da Bahia para substituir Nara Leão, que se consagrou com a interpretação da canção "Carcará", de João do Vale. O elenco também contava com Zé Keti e João do Vale.
"Vianninha é, talvez, o representante mais exponencial de um teatro de intervenção e de participação política. Ele entendia a dramaturgia como centro de produção social e de transformação. Oduvaldo ganhou essa formação do pai dele, que também era dramaturgo e envolvido nessas questões, e aprofundou seus ideais no Teatro de Arena. Só que sua importância para o teatro brasileiro, acredito, transcende essa determinação de transformar a sociedade através da arte", comenta Macksen Luiz, crítico de teatro do Jornal do Brasil.
Talvez por sua intensa participação nos movimentos esquerdistas da época, sua ida para a TV, logo após o início da ditadura militar, lhe gerou críticas de antigos companheiros, amargurados com o que julgavam ter sido uma traição aos princípios que tanto defendiam. O trabalho de Vianninha na televisão, no entanto, não era tão diferente do que vinha praticando ao longo dos anos no teatro. O tom da comicidade projetado pelo autor para as personagens televisivas partia de ambientações projetadas no cenário urbano. Nesses programas, eram comuns as referências ficcionais habituais ao exercício diário do cotidiano dos telespectadores. Exemplo é o seriado "A Grande Família", que foi ao ar na Rede Globo, em 1973, dirigido juntamente com Armando Costa.
"Tanto Vianninha quanto Paulo Pontes e Ferreira Gullar, que eram dessa mesma turma, foram para a TV não porque deixaram de acreditar na ideologia que defendiam, mas porque achavam que a televisão já era um meio muito poderoso de veiculação de ideias, apesar de todas as suas limitações. Além do mais, eram profissionais e precisavam ganhar dinheiro. Mesmo assim, a temática política continua, de certa forma, nas suas obras", argumenta Macksen Luiz.
Dentre a produção televisiva, vale lembrar que Vianninha também escreveu o roteiro do filme "O Casal", dirigido por Daniel Filho, baseado no script que escreveu para TV, de "Enquanto a Cegonha não Vem", de 1974. Oduvaldo também participou dos filmes "Amor para Três", dirigido por Carlos H. Christensen, em 1960; e "Os Mendigos", dirigido por Flávio Migliaccio, em 1963. Ainda no início dos anos 60, também atuou como ator no episódio "Escola de Samba Alegria de Viver", dirigido por Carlos Diegues, e integrou o filme "Cinco Vezes Favela", do CPC da Une, em 1962. Toda a produção, no entanto, sempre condizente com o que defendia nos seus escritos teóricos sobre teatro, televisão, cultura e política.
Oduvaldo Vianna Filho insistia na necessidade de uma produção artística endereçada à contemporaneidade, ou seja, com implicações reais na vida diária da população nacional. Interessante notar que, apesar de seu apelo para a criação voltada para o presente da época, seu legado dramatúrgico resistiu ao tempo e, até hoje, suas peças e obras são encenadas em todo o Brasil. O viés ideológico, aspirante a uma sociedade igualitária, portanto, é uma das chaves para se entender a obra de Vianninha. Um aspecto interessante é que boa parte dos personagens do autor, de fato, são personagens esclarecidos e sem privações materiais como a grande maioria da população. O objetivo de Oduvaldo é poder condenar os momentos em que o interesse pessoal prevalece sobre a solidariedade de grupo.
Desse ponto de vista, estudiosos e teóricos interpretam o trabalho de Vianninha, na teledramaturgia, como um campo privilegiado de expressão de seus ideais, driblando, assim, a censura que cerceava as atividades teatrais e abrindo novas possibilidades de popularização para sua arte. Oduvaldo, porém, também fez história no mundo da música. Com Francis Hime, por exemplo, compôs a canção "Ave-Maria", gravada pelo parceiro no LP "Passaredo", em 1977. Embora não tivesse ocorrido um contato entre Vianninha e David Tygel, a parceria entre os dois também foi marcante. Este foi convidado, em 1979, a fazer a trilha sonora da peça "Papa Higuirte", escrita em 1968 por Oduvaldo Vianna e somente liberada pela censura naquele ano.
Sua morte inesperada, com apenas 38 anos, aliás, lhe rendeu uma boa dose de obras póstumas. Afinal, Vianninha morreu sem ver encenadas suas duas obras-primas censuradas. "Papa Highirte", escrita em 1968, e montada 11 anos depois. A peça humaniza um herói negativo, um ditador, com esperanças de voltar ao poder no fim da vida. As últimas páginas de "Rasga Coração" também foram ditadas no leito de morte do artista. A peça, premiada assim como a outra, também é imediatamente censurada. A obra trabalha com uma multiplicidade de roteiros, que se alternam entre eles para falar da psicologia e das relações familiares de três gerações, de Getúlio ao Golpe Militar. Suas peças, tomadas em conjunto, podem ser consideradas uma síntese das ideias e das realizações de uma geração de artistas comprometidos com a transformação da sociedade. O nome de Vianninha está inscrito neste trecho da história da arte brasileira junto com Augusto Boal, Gianfrancesco Guarnieri, Armando Costa, Ferreira Gullar e Francisco de Assis.

LINHA DO TEMPO

1936
Oduvaldo Vianna Filho nasce, em 4 de junho, no Rio de Janeiro.
1937
Com menos de um ano de idade, já participou em filmes dirigidos por seu pai, "Bonequinha de Seda" e "Alegria".
1945
Aos 9 anos, demonstra proximidade com a militância política, ao distribuir santinhos da campanha de seu pai a deputado estadual, em São Paulo.
1946
Tenta escrever seu primeiro texto, aos 10 anos, "Zé Galinha Ganha no Boxe, Perde no Amor, Sem Conclusão".
1950
Entra para a União da Juventude Comunista.
1953
Vianninha se matricula na Faculdade de Arquitetura da Universidade Mackenzie, abandonando o curso em 1955 para se dedicar ao teatro.
1954
Ajuda a criar o TPE (Teatro Paulista do Estudante), ao lado de Gianfrancesco Guarnieri e com orientação do diretor italiano Ruggero Jacobbi. Ambos filhos de intelectuais famosos, foram convocados pelo partido para organizar um grupo de teatro amador no setor estudantil. Nasce, então, o TPE, com a primeira sede no apartamento dos Vianna. Oduvaldo Filho, que estava na Faculdade de Arquitetura da Universidade Mackenzie, abandona o curso e se envolve mais profundamente com o teatro, para tristeza do pai, que advertia: "Teatro não é profissão que sustente ninguém". Em 1956, o Teatro Paulista iria se juntar ao Teatro de Arena, que já existia desde 1953.
1956
Estreia como ator no Teatro de Arena, na peça "Escola de Maridos", de Molière. Foi, porém, por seu trabalho em "Juno, o Pavão", de Sean O´Casey, que ele recebeu os prêmios Saci e Governador do Estado como melhor ator coadjuvante, em 1956.
1957
Casa-se com Vera Gertel. No mesmo ano, escreve a peça "Bilbao, via Copacabana", que ganha o Prêmio Caixa Econômica Federal.
1958
Nasce o primeiro filho de Vianninha, Vinícius Vianna. Participa do espetáculo "Eles não Usam Black-tie", de Gianfrancesco Guarnieri, com direção de José Renato, que tem grande importância para o Arena. O teatro, que estava para fechar, conseguiu recuperar sua imagem e se levantar. Tem início, então, uma verdadeira revolução na arte cênica brasileira. A mudança nos rumos se deu mais pela entrada de Augusto Boal no grupo. Com o sonho de fazer um teatro popular voltado para a realidade brasileira, deixou a instituição nas mãos da juventude. Vianninha atua em "Gente como a Gente", de Roberto Freire, e "Revolução na América do Sul", de Boal.
1959
Do Seminário de Dramaturgia escreve a peça "Chapetuba Futebol Clube", considerada a melhor daquele ano. Vianninha receberia os prêmios Saci, Governador do Estado e da Associação de Críticos Teatrais do Rio de Janeiro.
1960
Apesar de todo o sucesso, sai do Arena. O Teatro vivia um ambiente de desencontros, com atritos e divergências políticas. Escreve e monta a peça "A Mais-valia vai Acabar, seu Edgar", no Rio de Janeiro, com músicas de Carlos Lyra e direção de Chico de Assis.
1961
Ao lado de artistas que viriam se tornar grandes artistas brasileiros (Leon Hirszman, Francisco de Assis, Carlos Lyra, Armando Costa, Cacá Diegues, Arnaldo Jabor, Paulo Afonso Grisolli, Carlos Vereza, Joel Barcelos, Antônio Carlos Fontoura e, depois, Ferreira Gullar, Thereza Aragão, João das Neves, Pechin Plá e muitos outros), ajuda a criar o Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE).
Com o centro foi institucionalizado o teatro de rua, que se apresentava em praças públicas, favelas, associações e sindicatos. Seu repertório era, basicamente, constituído por criações coletivas de esquetes relâmpagos e autos como "Auto do Tutu", "Auto do Cacete" e "Auto dos 99%". Peças curtas também foram produzidas como "Brasil, Versão Brasileira", do próprio Vianninha, e "Miséria ao Alcance de Todos", de Arnaldo Jabor.
1962
Atua no filme "Cinco Vezes Favela", no episódio dirigido por Cacá Diegues.
1963
"Quatro Quadras da Terra", escrita por Vianninha, em 1963, ganha, no ano seguinte, o primeiro lugar no concurso de dramatização da Casa de las Americas, em Cuba.
1964
Com o golpe militar de março de 1964, Vianninha e a turma do CPC viram a invasão e o incêndio da UNE. Com isso, o projeto que tanto sonharam era transformado em cinzas. Só que Vianninha voltaria a escrever duas telepeças: "O Matador" e "O Morto do Encantado Saúda e Pede Passagem", premiadas com o primeiro e o quinto lugares, respectivamente, em concursos no Rio de Janeiro e em São Paulo. Durante a ditadura militar, também escreveu para Nara Leão o musical "Opinião", também responsável por lançar Maria Bethânia no circuito carioca.
1968
Com o AI-5, a situação de Vianninha se tornara cada vez mais sufocante. Paulo Pontes decide, então, levá-lo para a TV Tupi, onde Bibi Ferreira apresentava o programa semanal "Bibi, Série Especial". Isso em uma época na qual os intelectuais não viam a televisão com bons olhos.
1969
Escreve a peça "A longa noite de Cristal", conquistando o Prêmio Coroa como melhor texto do ano. No ano seguinte, a obra conquistaria o Prêmio Molière em duas categorias: melhor autor e melhor diretor. Ainda em 1969, Vianninha escreveria "Brasil e Cia." com os parceiros Armando Costa, Ferreira Gullar e Paulo Pontes.
1970
Casa-se com Maria Lúcia Marins. Atua ao lado de Glauce Rocha no filme "Um Homem sem Importância", de Alberto Salvá, e escreve a peça "Corpo a Corpo".
1973
Convidado a trabalhar na TV Globo, passaria a sofrer pressões do grupo ideológico que fazia parte. Vianninha respondia que a negação para se trabalhar em TV no século XX era "burrice". Começa, então, um trabalho de adaptações de obras clássicas para telepeças no programa Casos Especiais, da Rede Globo: "Medéia", "Noites Brancas", "A Dama das Camélias", "Mirandolina", "Ano Novo", "Vida Nova" e "As Aventuras de uma Garrafa de Champanhe", além de adaptar um texto de sua autoria, "O Matador".
Em 73, lança "A Grande Família", em forma de seriado. Baseado em uma sitcom americana, Vianninha escrevia os textos com Armando Costa e o programa tinha a direção de Paulo Afonso Grisolli. Nesse ano, nasce sua filha, Mariana Marins Vianna, e Oduvaldo Vianna luta contra um tumor pulmonar.
1974
Morre em 16 de julho, no Rio de Janeiro. Sua obra "Rasga coração" estreia em 21 de setembro daquele ano, no Teatro Guaíra, em Curitiba, no Paraná.

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