Renovação com o coaching

Por Alexandre Gonzaga


Todos são unânimes - sejam atores, diretores e outros profissionais da classe artística - em afirmar que a reciclagem é necessária e importante ao longo da carreira. O coaching, uma técnica relativamente nova no Brasil, mas muito conhecida lá fora, tem sido utilizada por atores como ferramenta de aprimoramento de uma personagem e crescimento do trabalho do ator, seja no palco e para sua vida artística e pessoal.


Segundo a coach, atriz e bailarina Kátia Barros, o autoconhecimento deve ser contínuo, e o exercício cênico e corporal é ilimitado. "Estamos sempre em estudo, potencializando nosso repertório profissional e pessoal", diz Kátia.

 

altPara Kátia Barros, a consciência corporal só tem a acrescentar à expressão artística

Para a profissional, que já fez parte do elenco de grandes produções musicais e direção de movimentos para espetáculos como "Naked Boys", "Divas no Divã", entre outros, a consciência corporal só tem acrescentar à expressão artística. Kátia iniciou a atividade de coaching há três anos e sua atuação consiste em "acordar o corpo dançante e cênico do ator e do bailarino, atravéz da conciência corporal e técnicas de dança. O objetivo do coaching não é fazer do ator um bailarino ou um cantor, e sim agregar elementos novos à sua vida". Kátia ainda recomenda que este trabalho deve ser iniciado no mínimo dois meses antes do elenco começar os ensaios.


O coaching traz benefícios à carreira do iniciante e renova as características do veterano. Atualmente, a coach Kátia Barros, com experiência em musicais da Broadway feitos no brasil, está desenvolvendo um trabalho para um espetáculo musical que estreia ainda este ano. A sua direção de movimento é inspirado especialmente com bases em técnicas do teatro e da dança. "Como atriz e bailarina eu sempre busco manter meu material de trabalho atualizado e flexível". Num dos seus trabalhos de coaching, ela cita o exemplo da atriz Maíra Dvorek, que tinha o desafio de desenvolver uma atriz de cabaret.


No espetáculo "Oleré! Olará!", que está em cartaz no Café-teatro O Inflamável, em São Paulo, Maíra interpreta uma personagem híbrido homem/mulher, comum na época do teatro de revista. "Eu nunca tinha feito um trabalho como este, eu adorei porque a parceria com a Kátia conseguimos compor a personagem com lirismo e humor. Me senti segura", completa a atriz. Em seu monólogo, Maíra desenhou um comportamento entre a figura masculina e a feminina, com movimentações cênicas construídas junto com sua coach.


O processo Coaching

Atores e diretores comparam o trabalho do coach (designação para o profissional) com a de um personal, que faz um trabalho meticuloso de gestual, de intenção de como alcançar a emoção melhorando o desempenho corporal, emocional ou vocal. A técnica é muito usada também no cinema na preparação de atores, e o coach atua como um segundo diretor.


A atriz Fernanda Barcelos, que atua desde 1998 na preparação de atores, explica que essa ferramenta auxilia no desenvolvimento humano do coachee (designação para o ator). Ao iniciar um trabalho de coaching, ela faz um levantamento do momento atual e pessoal do ator. Utilizando-se de ferramentas e jogos teatrais, Fernanda vai desenvolvendo um contexto pontual do trabalho requisitado. "Tenho um caso bem interessante, uma atriz nunca tinha feito um espetáculo de comédia, infantil ou musical, trabalhamos durante um mês suas habilidades com exercícios corporais, improvisação, jogos e temas como o burlesco, o lúdico e a leveza".


A profissional assegura que o crescimento é visível e que o ator carrega esse aprendizado pela vida inteira. Fernanda não só trabalha com atores, mas também desenvolve o coaching com músicos, designers e jornalistas. Hoje em dia ela atende uma escultora em Londres. "As pessoas querem estar contentes e para quem está comprometido com a carreira o coaching é uma excelente ferramenta de desenvolvimento humano. O ator está em constante evolução profissional durante toda a sua vida artística", finaliza Fernanda.

 

Pin It