0
0
0
s2sdefault



Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas do Estado de Minas Gerais defende os (vários) interesses políticos e jurídicos da categoria

Por Pablo Ribera

Em 1988, um grupo de produtores de teatro e dança de Belo Horizonte, ao refletir sobre a necessidade de uma organização que apoiasse estes profissionais, criou a Ampar (Associação Mineira de Produtores de Artes Cênicas) que, mais tarde, após ter a sua representação consolidada, transformou-se no Sinparc (Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais). A mudança foi feita com o objetivo de organizar um segmento que despontava no teatro em Minas Gerais. Em 2001, quando a Ampar já contava com mais de 70 profissionais filiados, a categoria aprovou a transformação para sindicato e, a partir daí, tornou-se a representante oficial dos produtores.
Entre as principais ações da entidade estão a representação dos produtores cênicos em todas as comissões de ocupação dos teatros públicos de Belo Horizonte e nas comissões das Leis de Incentivo à Cultura Estadual e Municipal, administração do Teatro Clara Nunes e a realização da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, projeto considerado o mais importante das artes cênicas de Minas. O Sinparc, pelo seu estatuto, tem como função defender os interesses da categoria política e juridicamente, além de desenvolver ações que ampliem as condições de trabalho e o acesso ao teatro Mais informações, acesse: www.sinparc.com.br

Para se filiar:

Pessoa Jurídica

A – Estar devidamente registrado como empresa ou grupo produtor de artes cênicas, em Minas Gerais, no mínimo há dois anos a partir da data do pedido de filiação;
B – Comprovar a realização de, no mínimo, duas produções de arte cênica profissional nos dois últimos anos da data do pedido de filiação, através de cópia do contrato com o teatro onde se realizou o evento; material gráfico e jornalístico comprovando a realização e destacando o nome da empresa como produtora do evento e ficha artística e técnica homologada pela entidade profissional comprovando terem os integrantes registro profissional na função exercida.
C - Encaminhar pedido de filiação dirigido a diretoria do Sinparc anexando cópia do CNPJ e do Contrato Social em vigor ou do estatuto com a respectiva ata de eleição e posse do responsável e demais comprovações acima solicitadas.

Pessoa Física

A – Estar registrado como Produtor autônomo em uma das áreas de artes cênicas (teatro e dança), em qualquer município de Minas Gerais até 31 de dezembro de 2002.
B – Comprovar a realização de, no mínimo, duas produções de artes cênicas profissional nos dois últimos anos da data do pedido de filiação através de cópia do contrato com o teatro onde aconteceu o evento; material gráfico e jornalístico comprovando a realização e destacando o nome do requerente como produtor do evento e a respectiva ficha artística e técnica dos eventos homologada pela entidade profissional comprovando terem os integrantes registro profissional na função exercida.
C- Encaminhar pedido de filiação, dirigido a diretoria do Sinparc, anexando cópia do respectivo registro de autônomo e demais comprovações acima solicitadas.
Obs.: Não será aceita filiação ao Sinparc de requerente cujo nome (pessoa física) ou qualquer membro (empresa ou grupo) já conste como filiado do Sinparc em alguma empresa, grupo ou como pessoa física.

Para outras informações envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.