Centenário da formação da 1ª turma da Martins Pena

Por Rubens Barizon - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Da Redação da Editora Aver no Rio de Janeiro

A Escola Técnica de Teatro mais antiga da América Latina comemora em 2013 o ano do centenário de formação da primeira turma de alunos. E continua com a sua tradição. O Sarau das Artes e a estreia do Festival de Esquetes sustentam a programação da Escola Martins Pena, que tem em seu histórico artistas que passaram como alunos e docentes como por exemplo, o ator de “Maravilhoso” Paulo Verlings, José Wilker, Procópio Ferreira, entre outros. Em média, 60 a 80 alunos dão entrada no curso por ano.

Luis Carlos Martins Pena foi dramaturgo, diplomata e propulsor da comédia de costumes no país. A escola de teatro, por sua vez, atua com projetos culturais que fortalecem o ensino da arte cênica. O Sarau das Artes é um dos projetos da instituição realizado a cada seis meses. O projeto está em sua 7ª edição e neste semestre acontecerá no dia 25 de Maio. A homenagem do Sarau das Artes é para uma personalidade da ocasião; a atriz, cantora e diretora, Bibi Ferreira, filha do ex-aluno da Martins Pena, Procópio Ferreira.  Na abertura, a exibição de “As Faces” que é uma performance criada com a produção do evento e com alunos inicia na Praça da Cruz Vermelha e leva o povo até o portão da Martins Pena, onde encenarão Brilha Bibi.  Um vídeo sobre a carreira da atriz será exibido, com apresentações de teatro, música, dança, vídeo e performance  da profissional. 

1º Festival de esquetes da ETET Martins Pena

 

 O primeiro Festival de esquetes da ETET Martins Pena pretende promover o intercâmbio entre estudantes, pesquisadores, profissionais e amadores das Artes Cênicas, bem como incentivar a criação de novos grupos teatrais e descoberta de futuros dramaturgos.

Haverá duas mostras no festival, a Competitiva (para o público de fora da escola) e a Paralela apenas para os alunos da instituição. O festival será realizado do dia 16 de Julho até 19 de Julho de 2013, no teatro Luiz Peixoto, situado dentro da própria escola. Os selecionados participarão de oficinas e debates após os espetáculos.

As inscrições são gratuitas e foram abertas em 10 de Abril e permanecem até 25 de Maio.

Mais Informações: 

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 

EM 1913, FORMAVA-SE A PRIMEIRA TURMA COMPOSTA POR 14 ALUNOS.

AFFONSO MELLO GARRET - ALBERTO BARBOZA - ANTONIO DA SILVA MONTEIRO - CARLOS GARCIA - EVANGELINA SAYÃO CARDOZO - FRANCISCO BARREIROS - JOÃO PINHEIRO - LUIZ ANTONIO DA CUNHA JUNIOR - MANOEL BERNARDINO - MARIO DOMINGUES - OSWALDO TEIXEIRA DE NOVAES - SAMUEL  ROSALVOS - ULYSSES MARTINS - WIGAND  EUGENIO  ISENSEE

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.a Escola encontra-se no blog escoladeteatromartinspena.blogspot.com.br


 

Pin It