0
0
0
s2sdefault

 

Por Liliane Ribeiro

Enquanto alguns produtores reclamam da falta de incentivo ao teatro infantil no Brasil, outros arrumam as malas e se lançam nos festivais que acontecem durante todo o ano. Além da troca de experiências e referências características dos eventos, os festivais são uma grande vitrine para curadores e investidores. Saiba quando, onde e por que acontecem as grandes reuniões do gênero.


6º Festival GACEMSS da Criança
(Volta Redonda/RJ)
O Festival GACEMSS (Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva) da Criança já é tradição em Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro. O evento, que conta com apresentações teatrais de grupos de Barra Mansa, do Rio de Janeiro, de São Lourenço e de Volta Redonda, já atraiu, nas cinco edições anteriores, mais de 43 mil crianças. O GACEMSS é destinado a toda rede educacional do sul do Rio de Janeiro e redondezas, com o intuito de unir promoção cultural e inclusão social.
Serviço
Data em 2009: 1 a 16 de outubro
Contatos: www.gacemss.com.br
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefones: (24) 3342-4202 / (24) 3343-1770 / (24) 3343- 3033
Realização e Produção: GACEMSS – Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva


III Festival Internacional de Teatro Infanto-Juvenil (São Paulo/ SP)
Grupos de teatro da Bélgica, da Alemanha, do Brasil e da Suíça. Sete dias de apresentações, com espetáculos de rua, música, leitura dramática, narração e contação de histórias. Essa é a receita de 2009 para o III Festival Internacional de Teatro Infanto-Juvenil, que acontece de 2 a 8 de outubro, e inclui na programação mesas de reflexão, debates e oficinas com convidados da Argentina e da Turquia.
Serviço
Data em 2009: de 2 a 8 de outubro
Contatos: (11) 5522-1283 / www.paideiabrasil.com.br Realização: Cia. Paidéia Associação Cultural
Patrocínio: Caixa Econômica Federal


Festival de Teatro Infantil de Salto/ SP
A segunda edição do festival, que aconteceu em agosto, reuniu 60 atrações e teve um público de 14 mil pessoas na cidade de Salto, que fica a 100 quilômetros de São Paulo. Os moradores lotaram a praça XV de Novembro para assistir as peças e disputar ingressos de espetáculos como “Cocoricó, uma aventura no teatro”; “Os Saltimbancos”, apresentado pela Cia Teatral Vernáculo de Salto; e a “Saga da Bruxa Morgana”, com Rosi Campos. Durante todo o festival, ônibus gratuitos estiveram disponíveis para levar as pessoas para os espaços culturais.
Serviço
Data em 2009: de 20 a 23 de agosto
Ingressos: Toda a programação foi gratuita, mas necessária a retirada de senhas dos espetáculos com uma hora de antecedência nos respectivos locais de apresentação.
Realização e Produção: Secretaria de Estado da Cultura do Estado de São Paulo
Co-Produção: APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte
Parceria: Prefeitura e Secretaria de Cultura e Turismo do Município de Salto

2º FENATIFS (Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana/ BA)
A segunda maior cidade da Bahia se prepara para sediar o 2 º FENATIFS (Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana). Neste ano, 29 montagens de diversas regiões do País estarão presentes nos espetáculos que acontecem entre os dias 3 e 12 de outubro. O festival baiano não tem caráter competitivo e abrangerá quatro categorias:  Mostra Nacional, Mostra Interior do Nordeste, Mostra de Talentos Mirins e Mostra Jovens Talentos. Serão realizadas atividades como debates, oficinas, sessões de contação de histórias, palestras e mesas redondas.
Serviço
Data em 2009: entre 3 e 12 de outubro
Contatos: Coordenação de Teatro do Cuca - Tel: (75) 3221-9766
e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


11º  Festival de Teatro Infantil do Espírito Santo
Dez peças estão em cartaz no 11º Festival de Teatro Infantil do Espírito Santo, que dura quase 70 dias. De terça a sexta-feira, os espetáculos são encenados exclusivamente para grupos escolares e, aos finais de semana, para o público em geral. A organização do evento visitou, no primeiro semestre deste ano, 310 escolas da Grande Vitória e de alguns municípios do interior do Estado do Espírito Santo a fim de agendar a ida das instituições de ensino ao teatro.
Serviço
Data em 2009: entre 12 agosto  e  18 de outubro
Realização e Produção: Alfa 4 Produção e Eventos
Contatos: e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / www.festivaldeteatroinfantil.com.br