0
0
0
s2sdefault

A Fundação Cultural Palmares (FCP) comemorou as quase 2,4 mil inscrições feitas para os editais voltados aos criadores e produtores negros. Lançados pela ministra Marta Suplicy, em novembro de 2012, a iniciativa tem por finalidade apoiar as produções artísticas e  culturais negras.

 

“Nós precisamos promover um diálogo de proximidade sobre as especificidades do povo negro em sua estética e as dificuldades que enfrentamos na formulação de projetos”, afirma o presidente da FCP, Hilton Cobra, ressaltando que um dos objetivos dos editais é estabelecer um novo parâmetro na alocação de recursos, onde a arte e a cultura sejam destacadas pelo protagonismo dos negros. “A proposta é estabelecer uma flexibilidade para atender a essas demandas”, completa.

 

Os editais afirmativos são resultado de uma ação conjunta da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Secretaria do Audiovisual (SAV), Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Fundação Nacional de Artes (Funarte) e Fundação Cultural Palmares (FCP). Eles marcam o diálogo do Minc com os movimentos artísticos e culturais negros como parte de um esforço para ampliar as ações intergovernamentais e atender às necessidades de valorização identitária da cultura negra no Brasil.

 

De acordo com o presidente Cobra, o quadro acima revela a demanda reprimida da classe artística negra. “ Não será mais possível alegar a inexistência de projetos  com vista a promover a arte e a cultura negra. A densidade atingida impõe mais responsabilidade das instituições públicas e privadas na revisão dos critérios utilizados em seus editais. Não é à toa que a cultura negra  marca o Brasil”, pontua.

 

Hilton Cobra destaca ainda que  “ o MinC, na gestão da ministra Marta Suplicy, com essa ação, finalmente consolida uma política de Estado na área cultural que considera o recorte racial, democratizando, portanto, o campo da cultura em todas os setores, inclusive, na alocação de recursos”.

 

Fonte Fundação Cultural Palmares 
http://www.palmares.gov.br/2013/04/fcp-comemora-repercussao-dos-editais-para-criadores-e-produtores-negros/