Aliança Francesa de Florianópolis apresenta peça teatral “La France contre les Robots”

Um olhar para o futuro escrito em 1944. O texto “La France contre les robots” é um dos trabalhos mais reconhecidos do francês Georges Bernanos, e será encenado em uma apresentação única, no dia 15 de setembro, às 20h, no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis. O monólogo integra o calendário cultural 2018 da Aliança Francesa de Florianópolis

Encenado em francês, mas com legenda em português, o espetáculo evoca a visão do autor e a projeta sobre o século XXI – do qual somos hoje testemunhas. Em cena, o ator Jean-Baptiste Sastre , apresenta um retrato sem concessão do mundo moderno e nos propõe um reencontro com nossa própria forma de ver o mundo. “Já que a liberdade de nosso pensamento é conquistada a cada dia contra nós mesmos, contra nossos hábitos e nossos preconceitos, é necessário pensar livremente com um novo olhar sobre o mundo, uma outra visão sobre o futuro, outra concepção do Homem”, propõe Jean-Baptiste Sastre.

Sobre Georges Bernanos

Georges Bernanos (Paris, 20 de fevereiro de 1888 — Neuilly-sur-Seine, 5 de julho de 1948) foi um escritor e jornalista francês. Era um Católico Romano com inclinações monarquistas, um grande crítico da "burguesia" de sua época, acusada por ele de alimentar um forte sentimento do que ele chamou de derrotismo. Participou intensamente da vida política francesa: foi soldado de trincheira na Primeira Guerra Mundial e repórter na Guerra Civil Espanhola. Após a derrota da França para os alemães, em 1940, já exilado no Brasil, decide apoiar a ação da França Livre por meio de uma série de artigos de jornal, onde se coloca contra o regime de Vichy e ao serviço da Resistência francesa.

No período de seu exílio no Brasil, entre 1938 e 1945, Georges Bernanos observa o nascimento de um novo mundo. E desenvolve uma crítica violenta ao liberalismo. Ele contesta o exercício da liberdade na sociedade industrial, pois observa a desaparição da vida interior e a perda da espiritualidade do Homem. Para ele, é possível ter acesso à sociedade de consumo somente às custas da renúncia à criação, aceitando se tornar um simples peão sobre o tabuleiro econômico.

A apresentação é uma realização da Aliança Francesa de Florianópolis, Ministério da Cultura e Governo Federal e Lei de Incentivo à cultura. Conta com patrocínio da ENGIE Brasil Energia, apoio do Iguatemi Florianópolis e Clube NSC. Coordenação da Marte Inovação Cultural.

Serviço

O quê: Espetáculo La France contre les robots et autres textes de Georges Bernanos

Data: 15/09/2018

Horário: 20h

Local: Teatro Pedro Ivo Campos - Florianópolis

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) / R$ 10,00 (descontos legais) / 15,00 (Clube do Assinante NSC)

Pontos de venda: Teatro Pedro Ivo, TAC, CIC e online em www.sympla.com.br

Classificação indicativa: Livre

Duração do espetáculo: 1h30

Espetáculos em Francês com legenda em português

Pin It