Plataforma Estado da Dança garante visibilidade para companhias


De 4 a 16 de agosto, o Teatro de Dança organizará a primeira edição do projeto Plataforma Estado da Dança, que pretende ser um evento anual. Serão 21 espetáculos, entre eles 15 premiados pelo último edital do ProAC (Programa de Ação Cultural/2008), da Secretaria de Estado da Cultura. A programação também inclui mesas redondas com convidados e a presença de curadores e programadores do universo da dança nacional e internacional, que acompanharão a maratona de perto na intenção de conhecer a cena artística paulista.
Está confirmada a presença de Guy Darmet, da Bienal de Dança e Maison de La Danse de Lyon, um dos nomes de destaque da dança na França. Além dele, Mary Luft, da Tigertail Productions, de Miami, nos Estados Unidos, marcará presença no evento. Do Brasil, os convidados são Jacqueline de Castro, da 1,2 na Dança, de Belo Horizonte (MG); Marci Dornelas, do Festival Internacional de Artes Cênicas de Goiânia (GO); Cláudio de Souza, presidente da APD (Associação dos Profissionais da Dança de Londrina) e coordenador do Festival de Dança de Londrina (PR); Sacha Witkowski, do Festival Diagnóstico Contemporâneo, de Goiânia (GO); Arnaldo Siqueira, do Festival Internacional de Dança do Recife (PE); Marta Cesar, da Múltipla Dança, de Florianópolis (SC); Lucia Camargo, da Fundação Clóvis Salgado (MG); Gilsamara Moura, do Festival de Dança de Araraquara (SP); e Marcelo Zamora, do Fórum de Dança de São José do Rio Preto (SP).
Para registrar o Plataforma foram convidados três especialistas que produzirão textos a serem publicados no site do TD (www.teatrodedanca.org.br). Com foco em teatro, Matteo Bonfitto, ator, diretor, e pesquisador teatral, formado pela Escola de Arte Dramática da USP, pelo DAMS (Discipline Delle Arti, Della Musica e Dello Espettacolo), de Bologna, e pela Royal Holloway University of London. Célia Gouvêa é a responsável por comentar a dança. É formada pelo Mufra de Maurice Béjart, em Bruxelas, Bélgica, onde foi co-fundadora do grupo Chandra (Teatro de Pesquisa de Bruxelas). Kiko Araújo, roteirista e diretor, atual presidente da Associação Paulista de Cineastas (Apaci) é o especialista em cinema. Ele é formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA – USP) e filmou, junto com Helena Ignez, o longa “Luz nas Trevas, a Volta do Bandido da Luz Vermelha”.
A programação do Plataforma Estado da Dança conta com três estréias e 18 espetáculos já conhecidos e apreciados pelo público. Mais informações em www.teatrodanca.com.br

 

Pin It