XIV Festival Maranhense de Teatro Estudantil

Com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secma) e promovido pelo Centro de Artes Cênicas do Maranhão (Cacem) será realizado no período de 16 a 20, no Teatro João do Vale, das 9h às 18h, o XIV Festival Maranhense de Teatro Estudantil. A abertura acontece às 9h de segunda-feira (16), com solenidade oficial presidida pelo secretário da Cultura, Luis Bulcão, seguida às 9h30 da apresentação do espetáculo O Mágico de Oz, com alunos do Colégio São Vicente de Paulo, direção de Pollyanna Dias e duração de 60 minutos.

O festival acontece anualmente e reúne alunos da rede pública e privada de ensino do Estado. Em 2008, aproximadamente cinco mil pessoas assistiram aos espetáculos teatrais das escolas participantes. O crescente interesse da comunidade escolar pelo teatro é um dos objetivos para a realização do Festival Maranhense de Teatro Estudantil, que reunirá alunos do ensino fundamental e médio de 34 escolas das redes pública e privada do estado, para apresentarem seus espetáculos teatrais. Deste total, seis escolas participantes são dos municípios de Alcântara, Bacabeira e Pindaré.

Os espetáculos, que foram previamente inscritos, serão avaliados por uma comissão composta por professores de teatro, nas seguintes categorias: melhor espetáculo, melhor atriz, melhor ator, melhor diretor, melhor figurino e melhor cenografia. Os premiados serão conhecidos no dia 24, a partir das 16 horas, e receberão o troféu Cosme Júnior, uma homenagem ao ator e professor de teatro maranhense, além de bolsas de estudo para o Cacem.

O festival é coordenado pela diretora interina do Cacem, Maria Helena Borralho, e pelos alunos de teatro do Centro. Segundo a professora e membro da equipe de coordenação do festival, Maria Raimunda Freitas, em 2008, estiveram presentes durante os dias de espetáculo cerca de cinco mil pessoas e a previsão é que este ano o número aumente. "Estamos aguardando um aumento de 20% em relação ao que recebemos no ano passado. A entrada é franca e é importante que toda a comunidade escolar participe, assim como aqueles que se interessam pelo teatro", ressaltou.

Preparação

Como prévia para o festival, o Cacem preparou outras atividades que se destinaram à capacitação dos diretores de espetáculo das escolas participantes. A primeira delas foi a oficina de Direção de Espetáculo Teatral, realizada de 20 a 23 de outubro. A outra, que finaliza esta semana, é a oficina de Cenografia, com noções básicas sobre espaços cênicos e os elementos que os compõem

Pin It