O projeto “Obrigado Paraná”, da Federação Israelita do Paraná, promove dois eventos musicais em novembro para comemorar os 120 anos da Imigração Judaica no Paraná. O primeiro deles será o espetáculo musical Caelestia, da cantora Fortuna com o coro dos Monges Beneditinos do Mosteiro de São Bento, em São Paulo, que será no dia 21 de novembro, no Teatro Guaíra, com entrada gratuita.
Já o segundo será uma apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná com condução do maestro húngaro Janos Acs e participação da solista Tânia Guarnieri, ao violino. O concerto será no dia 25 de novembro, também no Teatro Guaíra.
“Queremos manifestar o reconhecimento da comunidade judaica à sociedade curitibana e paranaense pela acolhida dos imigrantes judeus”, afirma Manoel Knopfholz, presidente da Federação Israelita do Paraná.
Fortuna
No show, são interpretadas canções ladinas e gregorianas, que falam de mudanças históricas, da vida errante, das festas, das dores e alegrias dos povos, em um diálogo musical e inter-religioso com os Monges Beneditinos.
Fortuna é cantora e compositora brasileira. De origem judaica, é pesquisadora do cancioneiro ladino desde 1992 e tem uma proposta única, unindo música, dança e dramaturgia na recriação de um riquíssimo legado cultural. O ladino, dialeto judeu-hispânico, é o idioma dos sefaraditas, os judeus de Sefarad, nome hebraico da Península Ibérica. Atualmente, Fortuna tem 7 CDs e 2 DVDs gravados, somando quase 100 mil cópias vendidas. Na década de 1980, enquanto encenava suas primeiras peças, compôs um repertório de canções em parceria com o poeta curitibano Paulo Leminski.
A apresentação com os Monges ocorre desde 2001, em um diálogo inter-religioso que mistura o canto gregoriano com canções judaicas. Os Monges Beneditinos mantêm a tradição de composições inalteradas por mais de mil anos.