Terá início, em novembro, a Oficina de Dramaturgia do Ator, coordenada pelo ator, diretor e dramaturgo Gerson Steves. A oficina tem como objetivo desenvolver um espetáculo teatral, tendo por princípio a improvisação do ator e a construção da dramaturgia, através de estímulos internos e externos. Além disso, visa explorar técnicas de improvisação e pesquisa para a construção de uma linguagem própria ao espetáculo fundindo elementos do teatro, da dança e multimídia. A rotina de pesquisa e treinamento do corpo físico, vocal e criativo do ator também estarão presentes nos encontros que acontecem duas vezes por semana durante o módulo, que dura cinco meses. As aulas acontecem no Espaço do Cineclube Augusta (Rua Augusta 1.239, São Paulo). Gerson Steves tem 25 anos de carreira. É graduado em Propaganda e Marketing pela ESPM e em jornalismo pela Fundação Cásper Líbero. Sua formação em teatro iniciou-se no Teatro-Escola Macunaíma. Cursou mestrado pelo Instituto das Artes da Unesp. Atuou em espetáculos de Cacá Rosset, Maria Alice Vergueiro, Gerald Thomas, Grupo XPTO. Dirigiu mais de 20 espetáculos teatrais e também atuou como autor e figurinista. Mais informações em www.gersonsteves.com.br ou (11) 8315.7404 / (11) 7655.7267. Câmara aprova a criação do Vale-Cultura para trabalhadores (Agência Câmara) Benefício será dado a quem ganha até cinco salários mínimos e permitirá acesso a produtos e serviços de artes visuais, artes cênicas, audiovisual, literatura, música e patrimônio cultural. Aposentados também receberão o vale. O Plenário aprovou, dia 14 de outubro, o Projeto de Lei 5798/09, do Executivo, que cria o benefício. O vale mensal de R$ 50 será distribuído pelas empresas que aderirem ao Programa Cultura do Trabalhador e poderá ser usado na compra de serviços ou produtos culturais, como livros e ingressos para cinemas, teatros e museus. A matéria precisa ser votada ainda pelo Senado. O texto aprovado é o substitutivo da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, de autoria da deputada Manuela D’Ávila (PCdoB-RS). Ele estende o benefício aos trabalhadores com deficiência que ganham até sete salários mínimos mensais. Cartão magnético O repasse dos R$ 50 não poderá ser feito em dinheiro e sim, preferencialmente, por meio de cartão magnético. O vale em papel só será permitido quando for inviável o uso do cartão. As empresas poderão descontar do trabalhador até 10% do Vale-Cultura, mas ele terá a opção de não aceitar o benefício. As áreas definidas pelo projeto para uso do vale são artes visuais, artes cênicas, audiovisual, literatura e humanidades, música e patrimônio cultural.
Acesso restrito Segundo o IBGE, uma pequena parcela da população tem acesso à cultura no País. Apenas 14% dos brasileiros vão regularmente aos cinemas, 96% não freqüentam museus, 93% nunca foram a uma exposição de arte e 78% nunca assistiram a um espetáculo de dança. O governo considera alarmante o fato de 90% dos municípios não possuírem cinemas, teatros, museus ou centros culturais. Segundo a relatora, o Vale-Cultura “contribuirá, com certeza, para a reversão desses lamentáveis indicadores”.(Agência Câmara) “A Geração Trianon” retorna aos palcos do Rio Estreia dia 22 de outubro, no Teatro da Casa de Cultura Laura Alvim, o espetáculo “A Geração Trianon”, de Anamaria Nunes (Prêmio Shell de Melhor Autor em 1988), considerado um dos importantes textos da dramaturgia brasileira do século XX. A direção é de Luiz Antonio Pilar e Cristina Bethencourt. No elenco de 14 atores estão Licurgo, Marília Medina, Marta Paret, Marcio Vito, Rogério Barros, Rubens Camelo, Tracy Segal, Marcos Damigo, Rodolfo Mesquita, Rael Barja, Julia Deccache, Antonio Alves, Alex Reis, André Rocha e o pianista Christian Bizotto. Tom Hanks arrecada dinheiro para seu antigo grupo de teatro O ator Tom Hanks mostrou que não se esquece de suas origens. Ele esteve em Cleveland, nos Estados Unidos, para ajudar a arrecadar dinheiro para um grupo de teatro de Ohio, onde deu os primeiros passos em sua carreira artística. O grupo precisa de uma nova sede e o ator decidiu participar de um evento que arrecadasse fundos para o novo lar da companhia. Hanks declarou que tem boas lembranças de seu primeiro emprego na área. Como a história de diversos atores que começaram no teatro, apesar de não ter nenhum dinheiro na época, o artista gostava de trabalhar durante as madrugadas, quando tinha a função de desmontar os cenários em um teatro de colégio, o Lakewood High School, em 1977. Atualmente, o astro está longe de ter problemas monetários e dublará pela terceira vez o personagem Woody, na aguardada animação Toy Story 3, que tem estreia prevista para junho de 2010.
Lloyd Webber anuncia sequência de “O Fantasma da Ópera” O compositor britânico Andrew Lloyd Webber anunciou, no início de outubro, a esperada sequência do musical “O Fantasma da Ópera”, cuja trama se passa na Ópera de Paris. A sequência se passará em um parque de diversões em Coney Island, Nova Iorque. A nova montagem, intitulada “Love never dies” (“O amor nunca morre”), estreará em março, no Teatro Adelphi, em Londres. “O Fantasma da Ópera” é um dos musicais mais aclamados do mundo. O espetáculo também será apresentado em Nova Iorque, a partir de novembro de 2010, e na Austrália, em 2011. A história de “Love Never Dies” começa uma década após o final do musical original e mostra que o fantasma teve de deixar a Ópera de Paris para se mudar para Coney Island, o icônico parque de diversões do Brooklin, em Nova Iorque. Diretor Reginaldo Nascimento realiza oficina sobre a obra de Arrabal em São Paulo As aulas acontecem no Sesc Santana, entre os dias 11 e 15 de novembro, e pretendem realizar uma imersão no “Universo Arrabalesco”, criando um breve panorama sobre sua obra para investigar sua linguagem estética, a criação das personagens e a importância do texto em seu teatro. Serão realizadas leituras, análise de cenas de textos e debates sobre os temas: Teatro do Absurdo, Teatro Pânico, a dramaturgia de Fernando Arrabal e o processo de criação do ator, entre outras questões. Reginaldo Nascimento é diretor do Teatro Kaus Cia Experimental. Mais informações através do telefone (11) 2971-8700.
Cirque du Soleil se prepara para novo espetáculo nos EUA O novo espetáculo do Cirque du Soleil fará sua estreia em Chicago, dia 19 de novembro, e em Nova Iorque, no começo de 2010. “Banana Shpeel” é a nova criação do escritor-diretor David Shiner, que terá como estrelas Michael Longoria, que participou da produção da Broadway “Jersey Boys”, e Annaleigh Ashford, atriz que tem em seu currículo musicais como “Wicked”. Ainda sobre o elenco, a dupla de sapateadores Joseph e Josette Wiggan, Dmitry Bulkin, Vanessa Alvarez, Robyn Baltzer e Alex Ellis são alguns dos outros nomes da equipe que serão dirigidos pelo criador do espetáculo, David Shiner, com direção musical de Jean-François Côte. A direção artística fica por conta de Gilles Ste-Croix e Guy Laliberté, criador do Cirque du Soleil. A estreia em Chicago acontecerá no Chicago Theater e seguirá até 3 de janeiro de 2010. Depois, o espetáculo irá para o Beacon Theather, em Nova Iorque, de 4 de fevereiro até dia 30 de abril de 2010. Mais informações sobre a peça e ingressos no site Completando 20 anos, CCBB homenageia Luiz Antônio Martinez Corrêa com o “Theatro Musical Brazileiro” Em 1989, no primeiro ano de funcionamento do CCBB Rio de Janeiro (Centro Cultural Banco do Brasil), era apresentado, no Teatro II