São Paulo recebe centro de formação para profissionais das artes cênicas

A partir de novembro, a capital paulista terá um novo berço para formação de novos talentos das artes cênicas. A São Paulo Escola de Teatro - Centro de Formação das Artes do Palco, idealiza pelo Governo do Estado de São Paulo, tem como objetivo dar condições a artistas que buscam aperfeiçoar seus conhecimentos na área do teatro. Para isso, a escola oferecerá oito cursos regulares, com carga horária mensal de 96 horas, que abrangem diversos segmentos teatrais: iluminação, técnicas de palco e cenografia, atuação, direção, humor, sonoplastia, e dramaturgia.

A Escola de Teatro, que funcionará inicialmente na Oficina Cultural Amácio Mazaroppi, no bairro do Brás, será dirigida a jovens maiores de 18 anos - com 2º grau completo. Serão abertas 1,2 mil vagas, ao ano, sendo 200 para alunos regulares e as demais para alunos dos cursos de difusão cultural.

Os alunos regulares devem cumprir quatro horas de aulas de terça a sábado, durante dois anos. Já os alunos dos cursos de difusão cultural terão quatro horas de aula, uma vez por semana, durante quatro meses. A escola também estará aberta à população que poderá conferir a palestras, debates e workshops.

Processo Seletivo:

Em novembro, tem início um concurso público para a seleção e contratação dos professores que irão lecionar na Escola e também as inscrições para o processo seletivo dos alunos. "Com base na experiência profissional dos coordenadores de cada curso, o projeto pedagógico da Escola preparará o aluno para os desafios do mercado", destaca Alberto Guzik,coordenador pedagógico da Escola de Teatro.

A proposta da Escola é adequar os estudantes a processos nos quais não haverá predomínio de um diretor, dramaturgo ou ator, mas uma contribuição horizontal e harmônica de cada integrante do projeto. "O artista formado pela Escola vai participar de um universo múltiplo e dinâmico, no qual cada setor dialoga plenamente com o outro", explica o diretor pedagógico.

 

Pin It