A edição 2009 tem seu foco na apresentação de trabalhos desenvolvidos pelas escolas de teatro do Rio de Janeiro. Cada uma delas mostrará seu estilo e suas concepções dramatúrgicas.
Espetáculos
Cada espetáculo fará duas apresentações, sempre com entrada franca.
O Tablado abre os trabalhos com o humor aguçado e a fina ironia de “Valentin”, de Karl Valentin, contando com a participação de George Sauma (o Tatalo, de Toma Lá, Dá Cá). Depois é a vez do Nós do Morro mergulhar no universo de Plínio Marcos com sua famosa, e anteriormente censurada “Barrela”, numa montagem que promete surpreender o espectador.
Na semana seguinte, dois clássicos: a Unirio encena “Woyzeck”, drama inacabado de Georg Büchner e a Univercidade leva para o palco uma coletânea de cenas de Shakespeare em “Mentira é o Mesmo que Verdade”.
A terceira semana combina humor e drama: a Casa de Cultura Eduardo Cabús apresenta sua comédia “Camisa de Força” e a Escola LEeonardo Alves mostra toda a intensidade de Maximo Gorki com “Ralé”. Humor e drama também estão presentes na quarta semana, quando a Escola Dirceu de Mattos apresenta “Mulheres... como compreendê-las! Ou se uma mulher não foi castigo suficiente, merece várias” (de Dirceu de Mattos) e a Martins Pena encena “O Mendigo” (de Bertold Brecht).
A quinta semana é caracterizada pela novidade. A Escola de Formação de Atores Tânia de Moraes exibe a peça “Sonata dos Loucos” (de Gilsergio Botelho) e a Estácio de Sá fala da situação da mulher desde a antiguidade até os dias atuais com “Você Não Passa de Uma Mulher”, coletânea de textos coordenada e adaptada pelo professor Sebastião Lemos.
A Mostra termina em grande estilo e sob a inspiração de Nelson Rodrigues. A CAL apresenta “O Casamento”, texto do dramaturgo, dirigido por Inez Viana, enquanto a Martins Pena retorna ao palco para comemorar os 101 anos de sua fundação. A mais antiga escola de teatro da América Latina fecha com chave de ouro, encenando “Pasión”, inspirada em contos ‘rodrigueanos’ e assinada por Jô Bilac, Camilo Pellegrini, Larissa Câmara, Leonardo Gênesis e Felipe Barenco.
Serviço:
Mostra Estudantil de Teatro IV
De 22 de outubro a 29 de novembro
De Quinta a Domingo, às 19 horas
CCBB - Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Tel.: (21) 3808-2020
Entrada Franca (distribuição de senhas uma hora antes do evento)
Capacidade: 158 lugares, incluindo boxes para 3 cadeiras de rodas
Idealização e Coordenação Geral: Hermes Frederico
Direção de Produção: Humberto Braga
Produção Executiva: Thadeu Vivas
Programação Visual: Marcus Claussen