Projeto Shakespeare 2x promove dois espetáculos com entrada franca

Entre os meses de setembro e outubro, dois clássicos de William Shakespeare excursionam por três cidades gaúchas. Os premiados espetáculos A Comédia dos Erros, da Cia Teatro di Stravaganza e A Megera Domada, da Cia Rústica serão apresentados, com entrada franca, dentro do projeto Shakespeare 2x, que fomenta a circulação de peças teatrais.

A Comédia dos Erros percorre as cidades de Porto Alegre (Theatro São Pedro), Santa Cruz do Sul (Auditório da Unisc) e Santa Maria (Theatro Treze de Maio) nas seguintes datas: 26 de setembro, 29 de setembro e 03 de outubro respectivamente. E a montagem de A Megera Domada passa pelas mesmas localidades em  27 de setembro, 30 de setembro e 04 de outubro.

A proposta é valorizar o aspecto popular da obra do dramaturgo inglês, através de uma linguagem contemporânea, que funde estilos musicais e ambientes boêmios do século XX. A turnê tem patrocínio da Eny Calçados, em comemoração aos seus 85 anos de atividades, e conta com o financimento da Lei de Incentivo à Cultura/RS. A realização é da Cida Planejamento Cultural.


A Comédia dos Erros

O espetáculo se desenvolve em torno de dois pares de gêmeos idênticos que foram separados na infância durante um naufrágio e levados a cidades diferentes. Até o reencontro dos irmãos, já adultos, os personagens vivem uma série de mal entendidos em uma trama caprichosa e divertida à qual se articula um eficiente jogo dramático em torno dos conceitos de aparência e realidade.

Nesta obra Shakespeare manifesta de maneira lúdica e subversiva que a idéia do auto-conhecimento é uma falácia no ser humano: sempre existem aberturas pelas quais os sentimentos e as paixões transbordam.

A montagem da Cia. Stravaganza foi a grande vencedora da terceira edição do Troféu Braskem em Cena, recebendo os prêmios de Melhor Espetáculo, Melhor Direção e Melhor Intérprete para Carlos Alexandre, dividido com Heinz Limaverde. A peça também venceu em cinco categorias do Açorianos de Teatro 2008: Melhor Espetáculo, Direção, Trilha Sonora Original (composta por Mônica Tomasi), Ator Coadjuvante (Lauro Ramalho) e Atriz Coadjuvante (Sofia Salvatori).

Ficha Técnica:

Direção: Adriane Mottola. Tradução: Bárbara Heliodora
Elenco: Adelino Costa, Duda Cardoso, Fernando Kike Barbosa, Geórgia Reck, Janaína Pelizzon, Lauro Ramalho, Rodrigo Mello, Rafael Guerra, Sofia Salvatori e Vanise Carneiro. Iluminação: Fernando Ochôa. Trilha sonora original: Mônica Tomasi. Preparação corporal: Jezebel de Carli. Preparação vocal: Gisela Habeyche. Figurinos: Coca Serpa. Cenário: Élcio Rossini. Programação visual: Rodrigo Mello


A Megera Domada

A Megera Domada estreou em 2008 e dá continuidade ao projeto da Cia Rústica Em Busca de Shakespeare. É um dos textos mais controversos do inglês, atacado por alguns como um manifesto machista e compreendido por outros como um discurso pré-feminista. Fora extremismos redutores, a comédia festiva celebra o amor e os movimentos vitais que transpassam a rigidez das regras sociais, afirmando e valorizando o poder feminino. Uma irreverente farsa, que explora a guerra dos sexos como situação básica para discutir questões mais abrangentes, sendo marcada pelo signo da contradição, da diferença e do lúdico.

Batista estabelece como condição para ceder a mão de sua filha mais jovem, a bela e doce Bianca, aos possíveis pretendentes, que a megera Katherine, filha mais velha, consiga antes um esposo. Os pretendentes de Bianca, Grêmio, Hortêncio e Lutêntio, fazem um acordo para conseguir um marido para Katherine e, assim, deixar livre o caminho para seguirem em sua disputa amorosa.

A teatralidade é explorada ao máximo, mergulhando na proposta da obra original, que nos apresenta uma peça dentro de uma peça representada em um salão que na verdade é representado em um teatro, repleta de personagens que se disfarçam de outros personagens. A composição visual alude a filmes em preto e branco, com interferências destacadas de vermelho, que por contraste assume grande destaque. A trilha sonora, assinada por Mônica Tomasi, é executada ao vivo pelo próprio elenco, que conta com atores com formação musical.

Ficha Técnica:

Direção e adaptação: Patrícia Fagundes. Tradução: Beatriz Viégas-Farias. Elenco: Álvaro Vilaverde, Carlos Mödinger, Elisa Volpatto, Felipe de Paula, Heinz Limaverde, Lisandro Bellotto, Leonardo Machado, Rafael Guerra e Sandra Possani. Iluminação: Eduardo Kraemer. Trilha sonora: Mônica Tomasi. Preparação musical: Simone Rasslan. Estágio de direção: Júlia Rodrigues. Figurinos e adereços: Antonio Rabadan. Confecção de Figurinos: Titi Lopes. Cenário e objetos de cena: Paloma Hernandez. Produção Executiva: Leonardo Machado
Realização: Cia Rústica

Serviço:


26/set (sábado), 21h, "A Comédia dos Erros"
27/set (domingo), 18h "A Megera Domada"

 

Pin It