“FOLIA NO TERREIRO DE SEU MANÉ PACARU”, espetáculo de mumulengos

O Centro de Memória do Circo (CMC), do Centro Cultural Olido, da Secretaria Municipal de Cultural de São Paulo e primeiro centro de memória do Brasil consagrado exclusivamente ao circo e suas artes, recebe no dia 11 de outubro, às 14h, com entrada gratuita, o espetáculo “Folia no Terreiro de seu Mané Pacaru”, da Cia Mamulengo da Folia, liderada pelo artista Danilo Cavalcante.

A montagem utiliza-se de mamulengos, bonecos de fantoches típicos do nordeste, para retratar figuras típicas como o valentão, a mocinha, o policial, o coronel, entre outros clássicos da cultura popular, parentes próximos dos tipos da Comédia Dell`Arte. Trata-se de um teatro popular despojado, encenado dentro de uma barraca sanfonada, onde fica o mamulengueiro com sua mala de bonecos. Os bonecos são movimentados por cima da barraca tendo o artista o cuidado de ocultar sempre seus braços e mãos.

Sinopse

No enredo, Seu Mané Pacaru celebra o casamento de sua filha Marieta com o vaqueiro Benedito. Para o acontecimento, uma grande festa será realizada, mas, no entanto, um conflito surge: o “coisa ruim” invade a festa, impedindo o casamento e obrigando Marieta a casar-se com ele. O fim da história é compartilhado com o público, que opina e participa da festa.

Sendo o Mamulengo um teatro de crítica social, sucedem-se durante o espetáculo sátiras, paródias e situações que levam o público ao riso.

Exposição Hoje Tem Espetáculo - Vale ressaltar que, ao fim do espetáculo, o público presente será guiado para uma Visita Mediada à exposição permanente “Hoje Tem Espetáculo”. Vista por quase 200 mil visitantes, a exposição ocupa toda sobreloja do Centro Cultural Olido, uma sala no térreo, e está dividida em três núcleos: Linha do Tempo, Artes do Circo e Artistas e Famílias de Destaques. Também apresenta aspectos diversos da atividade circenses representados em diversas maquetes e incorpora à área expositiva um espaço de convivência denominado Café dos Artistas. Possui cerca de 300 imagens de autores diversos, documentos tridimensionais e audiovisuais.

O Centro de Memória do Circo – Órgão da Secretaria Municipal de Cultural é o primeiro centro de memória do Brasil consagrado exclusivamente ao circo e suas artes. Fundado em 2009, o CMC tem como missão pesquisar, localizar, resgatar, preservar reunir, difundir e transmitir a memória circense e assim colocar o circo no lugar de destaque na cultura brasileira.

 

Serviço:

Espetáculo “Folia no Terreiro de Seu Mané Pacaru” e Visita Mediada à Exposição “Hoje Tem Espetáculo”
Local: Térreo e sobreloja
Data: 11 de outubro, às 14h
Inscrições: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Duração: 60 min
Classificação: Livre. Gratuito

CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO

Centro Cultural Olido – Térreo e sobreloja
Av. São João, 473 – Centro

Funcionamento - Exposição
Segunda a Sexta, das 10h às 20h. Sábados, domingos e feriados, das 13h às 20h.

Pin It