Cia. Os dezequilibrados em repertório

A partir do dia 11 de outubro, o Espaço CIT-Ecum, em São Paulo, recebe a cia. Os dezequilibrados com dois espetáculos de seu repertório, “Últimos Remorsos antes do Esquecimento”, de Jean-Luc LAgarce, e “A Serpente”, de Nelson Rodrigues. Com patrocínio da Petrobras e sob a direção de Ivan Sugahara, as montagens são inéditas na capital paulista.

Desde agosto a Cia. ganhou residência fixa na Sede das Cias, antiga sede da Cia dos Atores, ao lado da Pangéia cia.deteatro  e da própria Cia dos Atores, no Rio de Janeiro. A administração do espaço, a cargo da Nevaxca Produções e da cia. Os dezequilibrados, sob direção artística de Ivan Sugahara, privilegia o repertório de grupos teatrais, programando espetáculos e oficinas gratuitas das companhias residentes e de outros coletivos. A programação, com curadoria do próprio Ivan e de Diego de Angeli, da Pangeia cia.deteatro, e direção de produção de Tárik Puggina, é intensiva, com apresentações de segunda a segunda, sempre com ingressos a preços populares.

"A Serpente" - de Nelson Rodrigues e direção de Ivan Sugahara

O elenco conta com Ângela Câmara, Carolina Ferman, José Karini e Saulo Rodrigues. A cia. Os dezequilibrados apresenta o último texto de Nelson Rodrigues, que conta a história de um triângulo amoroso formado por duas irmãs e o marido de uma delas.

 Dois casais vivem no mesmo apartamento. A peça tem início com a partida violenta de Décio, que nunca conseguira satisfazer sexualmente a mulher, Lígia. A tristeza de Lígia é intensa e ela deseja se matar.  A semente do conflito que move a história começa quando a sua irmã Guida propõe emprestar-lhe o próprio marido, Paulo, por uma noite. Este fato cria o triângulo e inicia a tensão entre as irmãs, que passam a disputar o amor do mesmo homem.

 Em sua pesquisa de linguagem, a cia. Os dezequilibrados vem desenvolvendo um diálogo entre teatro e cinema. A encenação de “A Serpente” dá continuidade a essa investigação cênica, uma vez que a própria estrutura da peça remete à linguagem cinematográfica, sendo construída de forma ágil, com rápidas passagens de cena. A ausência de tramas paralelas faz com que a história ganhe uma velocidade devastadora na vida dos personagens, tragados pelo jogo amoroso. A construção dramatúrgica remete a conceitos desenvolvidos por Serguei Eisenstein (“A montagem de atrações”) e Jean Paul Sartre (“Por um teatro de situações”).

 A peça apresenta uma sequência contínua de fatos determinantes onde só há clímax, em oposição à dramaturgia tradicional, em que uma narrativa linear prepara coerentemente a ocorrência desses momentos. Ao imprimir a velocidade da edição cinematográfica, a montagem da cia. Os dezequilibrados procura ratificar essa sucessão de situações-limites, provocando um efeito imediato no espectador, uma espécie de choque estético promovido através da emoção instantânea, não-premeditada.

 A montagem estreou em 2012 no Rio de Janeiro, cumprindo temporadas em três espaços da cidade: Teatro Nelson Rodrigues, Teatro Gláucio Gill e Teatro Glauce Rocha, além de ter sido apresentada no Teatro Piollin, em João Pessoa (PB). Em 2013 inaugurou a Sede das Cias, na Lapa, no Rio de Janeiro, onde o grupo mantém sua residência.

Ficha técnica:

Texto: Nelson Rodrigues

Elenco: Ângela Câmara, Carolina Ferman, José Karini e Saulo Rodrigues

Direção e trilha sonora: Ivan Sugahara

Assistência de Direção: Carol Garcia

Direção de Movimento: Paula Maracajá

Cenário e figurino: Desirée Bastos

Iluminação: Renato Machado

Fotografia: Dalton Valério

Direção de produção: Tárik Puggina

Produção executiva: Gabriel Salabert

Realização: Nevaxca Produções e Os dezequilibrados 

 

Serviço:

Temporada: de 11 de outubro a 03 de novembro

Local: Espaço CIT-Ecum (Rua da Consolação, 1623 – Consolação)

Informações: (11) 3255-5922 /  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Horário: sexta e sábado, às 21h, domingo, às 18h

Ingresso: R$40,00

Bilheteria: duas horas antes do espetáculo

Duração: 60 minutos

Capacidade: 134 lugares

Gênero: Drama

Classificação etária: 14 anos

 

"Últimos Remorsos antes do Esquecimento" - de Jean-Luc Lagarce Direção de Ivan Sugahara

O elenco conta com Cristina Flores, José Karini, Letícia Isnard, Nara Parolini, Remo Trajano e Saulo Rodrigues. A cia. Os dezequilibrados apresenta novamente o texto do francês Jean-Luc Lagarce, encenado pelo grupo em 2007.

 A peça conta a história de Heléne, Paul e Pierre, antigos amantes, que se reencontram depois de anos para resolver o problema de uma casa que tinham comprado juntos. A ação passa-se nos dias de hoje, no campo, na casa onde no passado viveram e onde Pierre continua a viver. Os três formavam um triângulo amoroso. Acompanhados de Anne, mulher de Paul; Antoine, marido de Hélène; e Lise, filha de Antoine e Hélène; eles reencontram-se após um longo tempo. Esse é o ponto de partida para acertos de contas, mal entendidos, recordações nostálgicas e para encarar o presente. Como cada um negociou a passagem difícil das ilusões da juventude para os compromissos da idade adulta? Como se deve partilhar os bens? Como se partilha a herança de um passado morto? O que resta da utopia da juventude?

 O texto impõe rigor e simplicidade para a sua representação. A montagem dá continuidade a uma linha de pesquisa da cia. Os dezequilibrados que tem como foco o trabalho dos atores e uma relação de intimidade entre a cena e o público. Os principais alicerces do espetáculo são os elementos teatrais básicos: texto, ator e espectador. O despojamento em termos de cenário é uma opção no sentido de procurar criar essa cena voltada para a humanidade da representação.

 A escolha de encenar, em palco brasileiro, a sua tradução para português de Portugal (por Alexandra Moreira da Silva), se deve à busca de evidenciar as fissuras no modelo realista provocadas por sua intrincada construção dramatúrgica. De tal modo que o sotaque brasileiro para a palavra portuguesa se configure como um estilo de linguagem que reforça não apenas a estranheza e a fragmentação do texto, mas também o jogo teatral estabelecido pelo despojamento cenográfico.

 Jean-Luc Lagarce é atualmente o autor contemporâneo francês mais encenado no mundo e o segundo autor mais montado na frança. Mas apesar da intensa repercussão da sua dramaturgia no exterior, começou há pouco a ser conhecido pelos brasileiros. O texto “Últimos Remorsos Antes do Esquecimento” era inédito no Brasil e a sua encenação pela cia. Os dezequilibrados foi a primeira montagem carioca de um texto de Lagarce.

 O espetáculo estreou no Rio de Janeiro em 2007, ficando em cartaz no Espaço SESC; integrou a mostra comemorativa de dez anos do grupo – Os dezequilibrados em Repertório – realizada no Teatro do Jockey; foi apresentado em Florianópolis pelo projeto Palco Giratório do SESC; e participou da Mostra Lagarce, realizada no Rio de Janeiro pela Cia. dos Atores. Também sob a direção de Ivan Sugahara, o elenco contava com Cristina Flores, José Karini, Letícia Isnard, Bianca Comparato, Matheus Solano e Saulo Rodrigues.  Em 2013, a nova montagem inaugurou o Teatro da “Sede das Cias”, espaço onde o grupo mantém sua residência.

Ficha técnica:

Texto: Jean-Luc Lagarce

Elenco: Cristina Flores, José Karini, Letícia Isnard, Nara Parolini, Remo Trajano e Saulo Rodrigues

Tradução: Alexandra Moreira da Silva

Direção, cenário e trilha sonora: Ivan Sugahara

Assistência de direção: Diego de Angeli

Figurino: Ellen Millet

Iluminação: Renato Machado

Fotografia: Dalton Valério

Direção de produção: Tárik Puggina

Produção executiva: Gabriel Salabert

Realização: Nevaxca Produções e Os dezequilibrados 

 

Serviço:

Temporada: de 11 de outubro as 03 de novembro

Local: Espaço CIT-Ecum (Rua da Consolação, 1623 – Consolação)

Informações: (11) 3255-5922 /  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Horário: sábado, às 19h, domingo, às 20h

Ingresso: R$40,00

Bilheteria: duas horas antes do espetáculo

Duração: 70 minutos

Capacidade: 134 lugares

Gênero: Drama

Classificação Etária: 14 anos

 

Pin It