Festival Home Theatre cativa interessados em transformar suas casas em palcos, de pessoas que tenham histórias para dividir e de atores que queiram encenar essas histórias ou suas próprias cenas.
Para quem mora no Rio, a proposta do Festival Home Theatre encurta distâncias entre público, autor e elenco. Em sua primeira edição, o Home Theatre, um festival de teatro que acontecerá dentro das casas dos moradores de diversas partes da cidade do Rio de Janeiro.
Ao todo serão 50 casas espalhadas por diferentes regiões da cidade, incluindo favelas e conjuntos habitacionais que receberão histórias, cenas, atores e atrizes de todo o país. Dentre as cenas selecionadas, dois prêmios, de R$ 5 mil cada, serão distribuídos, um pela Melhor Interpretação e outro pela Melhor Cena. O endereço do site para inscrição gratuita é www.festivalhometheatre.com.br.
Enquanto os artistas inscrevem seus trabalhos pelo site, moradores de toda a cidade serão mobilizados a inscrever a sua casa como local de apresentação das cenas e também suas histórias de vida que gostariam que fossem encenadas. Essas "casas de espetáculo" localizadas em diferentes regiões da cidade, de diferentes classes sociais, comporão o mapa da programação. Em cada casa a cena de no máximo 20 minutos será apresentada, atingindo três plateias distintas: convidados do morador, convidados da produção e público espontâneo. Ao fim de cada apresentação, serão destinados mais 20 minutos de conversa, entre elenco e espectadores, com temas lançados pela organização do festival pertinentes à obra.
Concorrerão no festival
• Ator/atriz - Os atores que gostariam de interpretar cenas de histórias de vidas inscritas pelo site devem, além de preencher a ficha de inscrição, enviar fotos e/ou links do Youtube de algum trabalho anterior.
• Cenas - Atores que gostariam de interpretar uma cena sua autoria. Porém, além de preencher a ficha de inscrição, é obrigatório mandar um link com o ator/atriz (o mesmo que está efetuando a inscrição) interpretando a cena, que deve ser um monólogo, ter no máximo 20 minutos de duração e o mínimo de cenário possível.
• Casas - Pessoas espalhadas pela cidade do Rio de Janeiro que desejem abrir suas casas podem se inscrever no festival somente preenchendo a ficha de inscrição.
• Histórias de vida - Pessoas que gostariam de contar algum trecho de suas histórias pessoais podem se inscrever, mas, além de preencher a ficha, devem escrever um pequeno resumo no campo de texto no fim da ficha de inscrição.
Foram aceitas inscrições do Brasil inteiro, menos para categoria casa, que se restringisse à cidade do Rio de Janeiro.
Além da ação principal, de caráter itinerante, o festival contará com uma casa-sede (local a definir), onde serão realizados palestras, workshops e a apresentação de todas as 50 cenas selecionadas.