Uma parceria entre empresas privadas e a Secretaria Municipal de Cultura oferece a partir de hoje, 7, o Projeto Livro nas Praças a moradores de dez bairros das zonas norte e oeste do Rio.
O projeto é uma biblioteca itinerante com 1,5 mil livros de variados temas e gêneros para adultos, jovens e crianças que, durante seis meses, irá toda semana aos bairros.
Lugares como Madureira, Maré e Cascadura, que não tem biblioteca, serão priorizados. Segundo a idealizadora do projeto, Cristina Figueiredo, a intenção é incentivar o hábito da leitura entre os moradores dessas regiões.
O subsecretário municipal de Cultura, Valter Santos, destacou que o projeto leva cultura para lugares onde antes não havia. “É muito importante que a gente vá ao encontro da população e não exija das pessoas um deslocamento que muitas vezes é muito difícil”, disse.
O cordelista Otávio Sombra esteve no lançamento do projeto e contou história de um de seus livros para um público para crianças e adultos.
Os organizadores do Livros na Praça dizem que a prorrogação do projeto está em estudo. O objetivo é levar a biblioteca itinerante para demais bairros da capital fluminense.