A Cidade do Circo dos Dias Iguais é uma fábula sobre a busca pela perfeição. Conta a história de João, um nordestino que decide tentar a vida no Sudeste, mas ao retornar, desiludido, à terra natal, se perde e encontra um velho profeta, que o apresenta a uma cidade mágica, na qual os dias se repetem. A peça é de autoria de Tarcízio Dalpra Jr., 29 anos, jornalista e publicitário em Juiz de Fora (MG) e diretor, ator e dramaturgo da Cia Teatral Putz!. Ele foi um dos agraciados pelo Prêmio Carlos Carvalho – Concurso Nacional de Dramaturgia, entregue dia 24 de julho, no Teatro Renascença, em Porto Alegre. O paulista Marcos Vigani, 28 anos, tirou o segundo lugar por Almas de Vidro, espetáculo dividido em pequenos monólogos e que conta a história de sobreviventes da Segunda Guerra Mundial. O carioca de Rio Bonito, Odir Ramos da Costa, de 73 anos, e autor de muitas peças premiadas, conquistou o terceiro lugar com o texto Palavras no Chumbo Derretido, no qual aborda a escolha entre o uso da ética ou da antiética a partir de um operário aposentado, linotipista por ofício, e uma bela jovem em ascensão no mundo empresarial. Os autores receberam prêmios em dinheiro, nos valores de R$ 8 mil, R$ 5 mil e R$ 3 mil.

Considerado o homem responsável por revolucionar a dança contemporânea, o norte-americano Merce Cunningham morreu, aos 90 anos, na madrugada do último dia 26. Segundo comunicado divulgado conjuntamente pela Cunningham Dance Foundation e pela Cunningham Dance Company, a morte do coreógrafo aconteceu dentro de sua casa, por motivos de causa natural.
Criador de mais de 200 coreografias, Cunningham é reconhecido como o principal transformador da dança no século 20. Ele mudou a maneira como a dança era feita e, também, assistida. O dançarino passou a ser o centro da cena e a dança não era mais refém de outros artifícios como música ou cenário, ela mesma poderia se sustentar.
O compositor John Cage foi seu parceiro criativo desde 1944 – a colaboração acabou apenas com a morte do músico, no início dos anos 1990. A colaboração de suas obras não se limitou à música. Cunningham também aventurou parcerias de dança com as artes plásticas e trabalhou até mesmo com Andy Warhol no espetáculo “Rainforest”, de 1968.
No site de sua fundação, uma frase mostra a paixão do coreógrafo pela dança. “Você tem que amar dança para fazê-la. Não te dá nada em troca, não tem manuscritos para guardar, nenhuma pintura para mostrar nas paredes ou pendurar nos museus, nenhum poema para ser impresso e vendido, nada além de um rápido momento em que você se sente vivo. Não é para almas hesitantes”. (Por Ive Andrade)

Até o dia 5 de agosto, o Sesc de Joinville recebe inscrições de companhias que desejam ocupar seu novo palco, entre os meses de outubro e dezembro de 2009. O espaço, localizado no bairro América, promete ser o novo ponto de encontro de dança, do teatro e da música na cidade. Os projetos apresentados para a Comissão de Pauta devem conter apresentação, justificativa, objetivos, breve histórico do grupo e sinopse do espetáculo. Os critérios de seleções incluem qualidade, consistência e contribuição para o desenvolvimento artístico e estético. O funcionamento do teatro será de terça-feira a domingo. Mais informações em www.sesc-sc.com.br/unidades/?c=joinville

O dramaturgo, professor e crítico teatral português Jorge Louraço Figueira, docente da Escola Superior Artística do Porto e do Balleteatro Escola Profissional, na cidade do Porto (Portugal), realiza, no Complexo Cultural Funarte SP, a oficina Dramaturgia do Cotidiano, em dois níveis. O curso é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Os candidatos devem enviar carta de interesse, nome completo, telefone, e-mail de contato e currículo.
 O Nível 1 acontecerá de 3 a 8 de agosto – de segunda a sexta-feira, das 19h às 23h; e sábado, das 10 às 14h. É direcionado para dramaturgos, atores e estudantes de teatro. O programa inclui técnicas de observação, análise da estrutura ritual de situações de viagem (despedida, partida, passagem, check-in, alfândega, bagagem, etc) à escala individual e coletiva, além de uso dessa estrutura como modelo para a improvisação e escrita de cenas originais.
O Nível 2 acontecerá de 10 a 15 de agosto e explora a observação e análise da estrutura ritual  de situações de viagem (passagem, check-in, alfândega, bagagem etc), festa (maquilagem, bebida, etiqueta etc) e trote (humor, humilhação, traje, inscrições etc) à escala individual e coletiva, além do uso dessa estrutura como modelo para a improvisação e escrita de cenas originais.
Serão apresentados, também, elementos de literatura dramática, texto e espetáculo, gêneros e subgêneros, os vários trabalhos de escrita teatral/exercícios, o texto e o espetáculo como sistemas de significação, a transformação das ideias em ação dramática, fontes da ficção/exercícios, estrutura e enredo, condução da reação do público, atos, quadros, cenas e unidades/rascunhos, assim como personagens e arquétipos.
Mais Informações na Funarte SP, na Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos. Tel.: (11) 3662-5177

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