Morre o mestre da dança contemporânea Merce Cunningham

Considerado o homem responsável por revolucionar a dança contemporânea, o norte-americano Merce Cunningham morreu, aos 90 anos, na madrugada do último dia 26. Segundo comunicado divulgado conjuntamente pela Cunningham Dance Foundation e pela Cunningham Dance Company, a morte do coreógrafo aconteceu dentro de sua casa, por motivos de causa natural.
Criador de mais de 200 coreografias, Cunningham é reconhecido como o principal transformador da dança no século 20. Ele mudou a maneira como a dança era feita e, também, assistida. O dançarino passou a ser o centro da cena e a dança não era mais refém de outros artifícios como música ou cenário, ela mesma poderia se sustentar.
O compositor John Cage foi seu parceiro criativo desde 1944 – a colaboração acabou apenas com a morte do músico, no início dos anos 1990. A colaboração de suas obras não se limitou à música. Cunningham também aventurou parcerias de dança com as artes plásticas e trabalhou até mesmo com Andy Warhol no espetáculo “Rainforest”, de 1968.
No site de sua fundação, uma frase mostra a paixão do coreógrafo pela dança. “Você tem que amar dança para fazê-la. Não te dá nada em troca, não tem manuscritos para guardar, nenhuma pintura para mostrar nas paredes ou pendurar nos museus, nenhum poema para ser impresso e vendido, nada além de um rápido momento em que você se sente vivo. Não é para almas hesitantes”. (Por Ive Andrade)

Pin It