Eventos revelam a obra e o legado de Augusto Boal em Porto Alegre

Iniciando as atividades do evento "Obrigado Boal", em homenagem ao teatrólogo Augusto Boal, recém-falecido, uma oficina de teatro oferece a experiência do método Teatro do Oprimido, criado pelo mestre e reconhecido internacionalmente. As atividades, conduzidas por Celso Velusa, começaram dia 9 de junho e acontecem até 2 de julho, terças e quintas-feiras, das 19h às 21h30, na Sala Álvaro Moreyra, do Centro Municipal de Cultura (avenida Érico Veríssimo, 307, em Porto Alegre/RS).
"Obrigado Boal" é uma série de eventos da Secretaria Municipal Cultura (SMC) em homenagem ao legado internacional do dramaturgo, ensaísta e diretor Augusto Boal, falecido em 2 de maio. Além da oficina, já em andamento, outros eventos ocorrem dias 1º e 2 de julho no Centro Municipal de Cultura e incluem relatos de experiências com a obra do autor, oficinas para atores e diretores, vídeos, apresentação teatral e um debate. Todos gratuitos.

Documentário
Entre os vídeos a serem exibidos, será apresentado pela primeira vez em Porto Alegre o documentário Jana Sanskriti, "Um Teatro em Campanha", dirigido pela franco-brasileira Jeanne Dosse. O filme narra a experiência do grupo de mesmo nome que, a partir das técnicas do Teatro do Oprimido, atua em dez regiões da Índia, envolvendo cerca de três milhões de camponeses. Exibido na Mostra de Cinema de São Paulo, ganhou o prêmio do Júri no Festival Semaine du Cinéma Méditerranéen, de Lunel, França. O evento é uma realização da prefeitura por meio da Coordenação de Artes Cênicas (51-3289-8062 e 3289-8064) da Secretaria Municipal da Cultura, com apoio da Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Pin It