O CNAC (Centre National des Arts du Cirque) chega a São Paulo com seu mais recente espetáculo, 20e / Première. Em temporada de apenas cinco apresentações no Memorial da América Latina, a partir de 5 de junho, o grupo apresenta ao público paulista o novo teatro francês, caracterizado pela mistura de gêneros, como teatro, cinema, dança e artes circenses. Com elenco de 12 artistas, a direção é assinada por Georges Lavaudant, ex-diretor do Teatro de Odéon - Teatro da Europa.
O CNAC é uma das principais escolas superiores de circo da Europa. Ao final de um período de formação de 3 anos, os alunos criam um espetáculo de conclusão de curso, já com a meta de inserção no mercado profissional. A academia vem ao Brasil, com a apresentação de seu mais novo espetáculo, 20e / Première. O CNAC cumprirá curta temporada, entre os dias 5 e 10 de junho, no Memorial da América Latina.
Para dirigir o espetáculo de promoção das turmas, tradicionalmente é convidado um diretor ou coreógrafo de grande relevância para a cena nacional. Para a concepção de 20e / Première foi chamado Georges Lavaudant, renomado diretor de teatro, responsável pela direção do Théâtre de l'Odéon - Théâtre de l'Europe entre 1996 e 2007. Pelo desejo de conferir à coreografia um importante papel no espetáculo, Lavaudant convidou Jean-Claude Gallotta, importante nome da dança contemporânea na França, para assinar a coreografia de 20e / Première.
Workshops
O CNAC oferece workshops gratuitos nos dias 12 e 13 de junho, sexta e sábado, para 50 arte-educadores do Fábrica de Cultura, - Programa Cultura e Cidadania para a Inclusão Social (PCCIS) que realiza ações artístico-culturais destinadas a crianças e jovens, entre 7 e 19 anos, moradores em nove distritos com baixos indicadores sociais da Capital.
Os workshops, também gratuitos, abertos ao público em geral acontecerão nos 2, 3 e 11 de junho, das 10h às 13 horas, no Tendal da Lapa. Destinado para alunos de escolas profissionalizantes ou profissionais com no mínimo um ano de experiência. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 3862-1837, ou pessoalmente no Tendal da Lapa.