Companhia de Teatro Francesa em Salvador
A Companhia Plume La Poule, de Paris, se apresenta pela primeira vez em Salvador. O grupo se integra na Mostra Comemorativa ao Ano da França no Brasil com o espetáculo “Camélia e Ravelovitch”, e fará temporada na capital baiana até o dia 23, sempre de quinta a domingo, às 20h, no Espaço Cultural da Barroquinha.
O espetáculo teatral “Camélia e Ravelovitch” é um jogo poético
entre um homem e uma mulher onde existe, num espaço caótico, a força de rir e de encenar. Depois de uma revolução popular que destruiu os
costumes da sociedade capitalista, o casal se vê mergulhado em um espaço vazio sem nenhuma estrutura. Através da necessidade de compreender onde estão os dois personagens, o espectador acaba por descobrir seus sentimentos e ideais. O princípio do trabalho é de explorar a teatralidade do cotidiano e criar uma interface entre o real e a ficção, com a participação espontânea do público.
A companhia Plume la Poule foi criada há quatro anos e Camélia e
Ravelovitch é considerada como a terceira montagem do grupo. O espetáculo é encenado pela atriz Kristelle Largis e o ator Fábio Araújo. Floriane Attal assina a direção da peça, que tem cenografia e figurino de Cécile Kiyo Kojima e Vicencent Obadia, luz e direção de palco de Tomas Chrétien. O diretor do projeto, Samir Salemkour, desaparecido no trágico acidente do vôo 447 ( Paris-Rio ), é alvo de uma homenagem em memória.
Paralelo as apresentações, a companhia promovera oficinas de teatro e performances durante as segundas e terças, voltadas para artistas, jornalistas, antropólogos, sociólogos, estudantes e interessados na cultura francesa.