A brincadeira está garantida no picadeiro

Por Adriana Machado

alt

George Savalla Gomes era integrante de uma família circense, na cidade de Rio Bonito, interior do Estado do Rio de Janeiro. A vida, nada comum, começou no nascimento, literalmente. Sua mãe, Elisa Savalla, fazia performance de trapézio quando entrou em trabalho de parto, em pleno picadeiro. Chegava ao mundo Carequinha, o mais famoso dos palhaços que o País já conheceu, e que, desde os 5 anos de idade - quando iniciou a carreira com nariz vermelho e cara pintada -, levou alegria, de forma ininterrupta, a milhões de espectadores. Mesmo aos 90 anos, quando morreu, em São Gonçalo (RJ), ainda alegrava e educava a todos com suas brincadeiras. Considerado por muitos um patrimônio da cultura brasileira, Carequinha serviu de inspiração para a criação, em 2006, do Prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo, uma forma de homenagear o artista por sua vida e obra.
Após três anos de sucesso, o lançamento do edital 2009 do Prêmio Carequinha foi realizado no dia 12 de maio, com a presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira, na lona circense do projeto social Crescer e Viver (Rio de Janeiro), durante encontro promovido pelo Ministério da Cultura, para debater os novos rumos propostos para a Lei Rouanet. O prêmio, criado pela Funarte Fundação Nacional de Artes (Fundação Nacional de Artes), visa apoiar companhias, empresas, associações, trupes ou grupos circenses que queiram adquirir equipamentos, produzir espetáculos, realizar pesquisas, promover mostras e festivais ou homenagear artistas que tenham contribuído para o desenvolvimento do circo.
O processo seletivo está aberto a projetos e interessados de todas as regiões brasileiras. Ao todo, R$ 2,7 milhões serão distribuídos em prêmios e 103 proponentes serão beneficiados (a distribuição da premiação será em módulos: Circos Itinerantes, Trupes e Grupos, Formação, Eventos, Pesquisa e Mérito Artístico). Os interessados em participar do concurso devem enviar seus projetos até o dia 26 de junho de 2009, via Correios, para a Coordenação de Circo da Funarte. A seleção será realizada por uma comissão composta por cinco especialistas em arte circense, um de cada região do País. A análise levará em consideração a excelência artística do projeto, a qualificação dos profissionais envolvidos, a diversidade da produção circense brasileira e a viabilidade das ações propostas. O edital do concurso também foi divulgado no Diário Oficial da União (Seção 3, página 11 e 12). Palmas para a iniciativa.

Os projetos concorrentes devem estar inscritos em uma das seguintes categorias:

A. Circo itinerante 1: destinado a circos itinerantes de pequeno porte (com capacidade para até 600 lugares na platéia), esse módulo contempla projetos que têm como objetivo a aquisição de equipamentos, a criação, a renovação ou a circulação de espetáculos.

B. Circo itinerante 2: destinado a circos itinerantes de médio e grande porte (com capacidade acima de 600 lugares na platéia), contempla projetos que têm como objetivo a aquisição de equipamentos, a criação, a renovação ou a circulação de espetáculos.

C. Trupes e grupos: voltado para trupes, grupos circenses e circos de pano de roda, contempla projetos de criação ou renovação do espetáculo de repertório, assim como sua circulação. Atende, também, a projetos de criação ou experimentação de aparelhos e números inéditos.

D. Formação: o módulo foi criado para apoiar escolas e projetos que utilizem a linguagem circense como instrumento de diálogo pedagógico para a transformação social e a construção de cidadania.

E. Eventos: módulo destinado a apoiar a realização de mostras, festivais, seminários, debates, encontros e exposições propostas por empresas, associações ou cooperativas que representem a categoria circense.

F. Pesquisa: destinado a projetos que tenham como objetivo a pesquisa e a produção de textos teóricos ou históricos sobre a arte circense, assim como levantamento iconográfico ou audiovisual, trabalhos de registro, documentação, organização de acervos, publicações ou criação de biblioteca sobre a área de circo.

G. Mérito artístico: destinado a artistas que contribuíram significativamente para o desenvolvimento e a divulgação da arte circense. Deve ser proposto por uma associação, cooperativa ou sindicato que represente a categoria circense.

Pin It