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Todos os anos, no período entre maio e junho, o Banco do Brasil  publica edital no Diário Oficial da União com critérios e pré-requisitos para a inscrição de projetos para o próximo ano. Podem participar do processo seletivo qualquer pessoa física ou jurídica de qualquer nacionalidade. Os autores dos projetos selecionados firmam contrato com o Banco do Brasil. Por isso, é preciso que o proponente do projeto, ou seu representante, seja pessoa jurídica com previsão em contrato social para a realização de eventos culturais.

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Projeto pioneiro do Banco do Brasil completa em outubro 20 anos de sucesso e reconhecimento no Rio de Janeiro 

Por Bruno Pacheco

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro completa 20 anos de existência este ano. Referência na divulgação de projetos culturais na cidade maravilhosa, o espaço é  resultado de uma proposta pioneira da instituição no campo do marketing cultural na década de 1980. Naquela época, a intenção do banco era preservar a arquitetura neoclássica do histórico prédio (que fora sede do BB por anos),  transformando-o em um centro cultural. O imóvel é de grande importância para o universo financeiro nacional. No início do século, ele foi a sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro.
Com uma infraestrutura invejável distribuída em cerca de 1700m² de área, o CCBB tem como marca a diversidade das suas programações, ao unir jovens talentos e artistas consagrados das mais diferentes formas de artes: teatro, música, artes plásticas, dança, cinema etc. Todos os eventos a preços acessíveis e abrangendo toda sociedade, outro diferencial desde seu surgimento.
O espaço, situado no centro da cidade, na famosa rua Primeiro de Março, dispõe, ao todo, de três teatros, totalizando quase 500 lugares; uma equipada sala de cinema com capacidade para 110 pessoas; salas para exposições; um auditório para  plateia de até 90 pessoas; além da sala de vídeo e do espaço histórico com uma exposição permanente sobre a história do Banco do Brasil.
A programação do CCBB Rio é definida através de processo seletivo (ver quadro), no qual agentes culturais inscrevem os seus projetos e os escolhidos se apresentam no decorrer da temporada subsequente ao edital. O sucesso do CCBB no Rio de Janeiro fez com que a ideia se estendesse para as cidades de Brasília e São Paulo. Atualmente, também existe o CCBB Itinerante, com a proposta de levar arte para outras capitais brasileiras, valorizar as culturas locais e revelar novas tendências artísticas. Só este ano, a iniciativa visitará 18 cidades. A agenda pode ser conferida no site www.bb.com.br/cultura.
Em setembro, uma programação especial entrará em cartaz no CCBB Rio em comemoração aos 20 anos de existência do centro. Tudo ainda é tratado com sigilo, mas pode-se adiantar que a parte teatral terá a participação de diversas companhias teatrais que se apresentaram nas salas do CCBB durante essas duas décadas, como revelou um produtor do evento. “Serão três semanas de montagens imperdíveis”, garante.

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Critérios e pré-requisitos

O site do CCBB informa que os projetos devem ter relevância conceitual e temática, viabilidade técnica, inovação, adequação física, adequação financeira e identidade institucional. Respeitar estes tópicos é fundamental para ter sua proposta aprovada. Podem ser inscritos quantos projetos o proponente desejar, porém não é possível alterá-lo depois de corretamente enviado. Os escolhidos são conhecidos através de divulgação na imprensa e no site do CCBB. O autor do projeto também recebe pessoalmente o resultado, se aprovado ou não.Ainda de acordo com o site do CCBB, os projetos devem estar, preferencialmente, aprovados na lei federal de incentivo à cultura (Lei Rouanet).

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